Oxossi:abacate, abacaxi, abio, abóbora, amendoim, bacaba, bacuri, banana, butiá, cacau, caju, camboatá, cana-de-açúcar, carambola, cenoura, coco verde, coco seco, fruta do conde, goiaba, guabiroba, laranja, maçã, mandioca, mamão, manga, mangaba, melão, milho verde, moranga, morango, murici, nêspera (ameixa branca), ...
A oferenda deve ficar em um cruzeiro de cemitério, praia ou à beira de um lago ou represa. O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.
Para acender uma vela ao seu orixá de cabeça ou anjo da guarda, escolha um pequeno prato onde possa colocar a vela (pode ser usado novamente depois da queima da vela), e coloque ao lado do prato um copo de água cheio. Acender a vela e fazer seu pedido ou agradecimento.
Bata com colher de pau até obter um creme consistente. Junta-se um pouco de pimenta e azeite-de-dendê na massa,da mesma maneira que se faz com o acarajé , vai-se tirando pequenas quantidades de massa e faça bolo , duas colheres de sopa formam um bolinho. Embrulhando-se em folhas de bananeira previamente aquecidas.
VELA NA COR MARROM: XANGÔ. dos minerais, que possuem uma variedade muito grande de cores.