Como regular a tensão da máquina na costura Reta?
Sua máquina possui um sistema muito simples de seleção de pontos. - Para selecionar o ponto desejado, basta girar o dial Seletor de Pontos (a) e alinhar o ponto escolhido com marca na máquina. Para iniciar a costura, selecione uma costura reta no dial selector de pontos (1). Coloque o tecido embaixo da sapatilha.
Para colocar a máquina em funcionamento e acender a luz, coloque o botão liga-desliga na posição “ ” para ligar a máquina e na posição “ ” para desligá-la. Para acionar a máquina e controlar a velocidade, pressione o pedal controlador com o pé. Quanto maior for a pressão, mais rápida será a costura.
Franzimento inerente: tecidos densos podem fazer com que haja pouco espaço para que a linha se acomode na costura sem distorcer o tecido, levando os pontos de uma linha reta a deformar-se, provocando o estiramento dos fios do têxtil. Isso cria pontos de tensão e faz com que a costura fique franzida.
Aumente a tensão da máquina para costurar o cetim. Isso dará estabilidade no tecido durante o processo. Use uma sapata de um só furo para impedir que o tecido fique preso na máquina. Também é possível alterar os acessórios de costura e usar um ponto reto ou overloque, o qual desliza suavemente sobre o cetim.
Método Dois: Fazer a Bainha no Chiffon Com Máquina de Costura. Costure uma linha de alinhavo ao redor da borda de tecido sem acabamento. Use sua máquina de costura para costurar uma linha reta a 6 mm da borda de seu chiffon. Essa linha lhe servirá de guia, deixando a bainha mais fácil de dobrar.
A agulha para costurar de número 9 é indicada para fazer trabalhos bem mais delicados e que exigem muito mais atenção. O tule, organza, veludo e uma renda bem fina são algumas das opções que podem ser trabalhadas. O número 11 serve para fazer artesanatos com tecidos leves como cetim, tafetá e algodão.
Para costurar a malha na máquina reta doméstica é importante usar a agulha “ponta bola”, que tem a ponta dourada. Na embalagem está escrito “malha”. Essa agulha, como o nome já diz, tem a ponta arredondada para não perfurar o tecido e “quebrar” os fios elásticos. Ela desliza entre os fios até perfurá-los.
Se formos costurar tecidos com espessura média, podemos usar as agulhas de número 14/90. Já no caso dos tecidos finos, é interessante usar linhas e agulhas que sigam o mesmo padrão e sejam finos. Normalmente as agulhas 9/65 ou 11/75 são utilizadas para esse tipo de costura.
Agulha de Máquina para Overlock e Interlock Singer 6120 - pct c/ 10 un.
As agulhas de máquinas são numeradas de acordo com a sua espessura. No Brasil é mais comum se utilizar a numeração americana: 8, 9, 10, 11, 12, 14, 16, 18. Se você olhar na parte superior da agulha, vai encontrar dois números: por exemplo: 90/14.
2. Use uma agulha pontiaguda para algodão e linho
A dica mais importante para comprar agulhas é levar anotado o modelo da sua máquina. Pergunte para o atendente quais são as agulhas para aquela máquina e evite dores de cabeça. Escolher as mais baratinhas também pode te custar a paciência na hora de costurar, com muito quebra-quebra.
Ponta triangular Penetra o material e realiza o corte em três planos sem muita resistência. Tem boa centragem, não se torce durante a perfuração. Recomenda-se seu uso em couros grossos e tenazes, quando há dificuldades com outros tipos de agulha. A costura têm configuração reta.
1755 Agulha de Maquina Singer para costura 2020 comum nº14 c/10und.
Ou simplesmente umedeça o tecido onde foi costurado, e passe o ferro quente com um pano por cima, que os furinhos somem. Assim a trama que foi separada pela espessura da agulha ao furar o tecido, volta ao seu lugar fazendo com que esses “furinhos” desapareçam.
Claro que quando se fala em costura, o material mais importante é o tecido, existem vários, porem os que recomendamos são os de algodão cru, morim, gabardine ou tricoline.