Desse jeito, desse modo, dessa maneira, dessa forma, assim. expressão de aprovação; palavra usada para concordar.
O substantivo masculino jeito indica a maneira, habilidade, capacidade, disposição ou aparência de alguém ou de alguma coisa. Refere-se também a uma solução ou a uma arrumação, bem como a uma predisposição para algo. Pode significar ainda um gesto, boas maneiras, cautela ou a torcedura de um músculo ou tendão.
Uma dessas palavras ou expressões é “desse modo“. Em vez de “desse modo”, você pode usar: dessa maneira; à vista disso; por conseguinte; assim sendo; dessa maneira; dessa forma; consequentemente; assim; por consequência. Outra palavra, a conjunção “porque” (designando causa).
A palavra “desse” é formada pela preposição “de” mais o pronome demonstrativo “esse”. Já a palavra “deste” é formada pela preposição “de” mais o pronome demonstrativo “este”.
“Dessa” é utilizado quando demonstramos algo que seja relativo a alguém que se encontra longe da pessoa que fala. Também pode ser utilizado quando o termo a que se referir estiver em um tempo passado se relacionado à pessoa que fala. Nesse caso, quando o termo já tiver sido mencionado no discurso.
"Esse" é usado para retomar um termo, uma ideia ou uma oração já mencionados. Por exemplo: A Terra gira em torno do Sol. Esse movimento é conhecido como translação. "Este", por sua vez, introduz uma ideia nova, ainda não mencionada.
Quando usar Esse e Este?
“Este” deve ser utilizado quando fizer referência ao momento presente ou um passado próximo à pessoa que fala, enquanto “esse” deve ser utilizado quando se tratar de um passado, futuro próximo ou tempo distante da pessoa que fala. Exemplos: Esse foi o ano em que conheci meus melhores amigos.
Os termos 'esse' e 'este' são classificados pela gramática normativa da língua portuguesa como pronomes demonstrativos. Eles indicam o lugar em que uma pessoa ou coisa se encontra. Isto é, a posição dos seres em relação às três pessoas do discurso.
Os pronomes demonstrativos são os que indicam o lugar em que uma pessoa ou coisa se encontra. Isto é, a posição dos seres em relação às três pessoas do discurso.