Tigmonastismo e Quimionastismo Movimentos que ocorrem em plantas insetívoras ou mais comumente plantas carnívoras, que, em contato com um inseto, fecham suas folhas com tentáculos ou com pêlos urticantes, e logo em seguida liberam secreções digestivas que atacam o inseto.
[ Botânica ] Tendência que têm geralmente as plantas para dirigirem a haste, as folhas e as flores para a luz do Sol. 2. [ Biologia ] Faculdade de os organismos vivos mudarem a sua orientação ou de partes de si como reacção à luz do sol.
Em plantas Também pode ser escrito que a conversão da flor em fruta é um exemplo de quimiotropismo. A fertilização das flores pelo pólen é conseguida porque o Ovário (plantas) ovário libera substâncias químicas que produzem uma resposta quimiotrópica positiva do tubo polínico em desenvolvimento.
No caso das raízes, elas apresentam gravitropismo positivo, ou geotropismo positivo, pois elas crescem em direção ao solo. Já os caules apresentam gravitropismo negativo ou geotropismo negativo, por crescerem em sentido contrário ao sentido da força da gravidade.
As citocininas são hormônios vegetais que retardam o envelhecimento, atuam na germinação de sementes e, com a auxina, estimulam a divisão celular. São distribuídas pela planta, das raízes até os brotos, pelo xilema. ...
As citocininas são hormônios vegetais sintetizados na raiz de uma planta, com posterior transporte para as demais regiões da mesma através dos vasos condutores lenhosos (o xilema).
Na cultura de tecidos, a alta concentração de citocinina estimula a formação de brotos, enquanto a alta concentração de auxina leva à formação de raízes.
Acredita-se que esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento. O transporte de citocinina para as diversas partes do vegetal é feito principalmente pelo xilema.
As auxinas são hormônios vegetais produzidos pelas células meristemáticas, principalmente no ápice do caule. Destacamos como uma de suas funções o crescimento de caules e raízes.
A auxina, quando em altas concentrações no ápice das plantas, inibe o crescimento das gemas laterais, em um fenômeno chamado de dominância apical. Ao retirarmos as gemas apicais, observamos que as gemas laterais saem do estado de dormência, dando origem a novos ramos, flores e frutos.
A auxina inibe o desenvolvimento das gemas laterais, promovendo assim a dominância apical. O fototropismo está também ligado ao hormônio auxina. Quando uma planta é iluminada, verifica-se a migração da auxina para o lado não iluminado.
a) Qual o fenômeno responsável pela inibição do desenvolvimento das gemas laterais causada pela presença da gema apical? b) Qual o hormônio vegetal envolvido nessa inibição? resposta:a) As gemas apicais produzem auxinas que inibem o desenvolvimento das gemas laterais. Fenômeno chamado de Dominância Apical.
(UFRN) Quando a planta é podada, geralmente as gemas laterais se desenvolvem porque: a) a produção de citocinina aumenta, principalmente nos ramos podados.
Pois bem, assim como as auxinas, as giberelinas também têm sido empregadas por alguns produtores na obtenção de frutos partenocárpicos em algumas espécies de plantas como pêssegos, tangerinas e uvas, pois assim como as auxinas, as giberelinas têm o efeito de induzir o crescimento dos frutos sem que haja fecundação.
Citocianinas → Hormônio que retarda o envelhecimento das plantas, estimula as divisões celulares e desenvolvimento das gemas laterais. É produzido nas raízes e transportado para a planta através do xilema. Giberelinas → Atua na floração, promove a germinação, desenvolvimento dos frutos.
O etileno é um hormônio vegetal gasoso e incolor que é responsável pelo amadurecimento dos frutos e pela queda das folhas das árvores no outono.
O etileno é responsável ainda por quebrar as moléculas de clorofila presente na casca do fruto, que lhe confere a cor verde e que após a maturação adquire cor avermelhada ou amarelada (conforme o fruto).
Que relação pode ser feita entre a ação do etileno e o hábito, bastante comum, de se embrulhar em jornal os frutos verdes, retirados precocemente, para que amadureçam mais rapidamente? resposta:Sendo o etileno uma substância gasosa, difunde-se pelos espaços intercelulares e é eliminado para o ambiente.
O etileno é um gás responsável pela maturação de frutas, ele funciona como um hormônio, é produzido a partir das células e se faz presente em toda a estrutura do fruto, desde a casca até seu interior.