Vapor flash é um nome dado para o vapor formado a partir do condensado quente no momento em que sua pressão for reduzida. Vapor flash não é diferente do vapor normal, é somente um nome conveniente usado para explicar como o vapor é formado.
Vapor é o gás formado quando a água passa do estado líquido para o gasoso. A nível molecular, isto ocorre quando as moléculas de H20 conseguem se libertar das pontes (i.e. pontes de hidrogênio) mantendo-se juntos.
A pressão atmosférica é de 1 atm ou 760 mm de mercúrio ao nível do mar, mas dentro da panela de pressão ela pode variar de 1,44 atm a 2 atm. Além disso, outro fato notável é que enquanto o ponto de ebulição da água é de 100°C ao nível do mar, a temperatura interna da panela de pressão pode chegar a cerca de 120°C.
A pressão máxima absoluta de operação de uma panela de pressão é cerca de 2 atm; portanto a diferença de pressão entre o meio interno e o externo (a pressão manométrica) é cerca de 1 atm. Uma panela de pressão construída para operar com tal pressão certamente suporta pressões maiores por motivos de segurança.
Ao usar uma panela desse tipo, é necessário ficar atento para que o cozimento seja feito no tempo certo e a panela não ultrapasse o tempo limite no fogo, o que poderá gerar uma explosão. Por isso, a panela emite um alerta: a válvula de pressão começa a fazer um chiado, para sinalizar o cozimento do alimento.
Ou seja, não ultrapasse 2/3 da capacidade da panela com alimento ou líquido. O líquido dentro da panela de pressão abre fervura e se estiver muito próximo à tampa, isso causará um grande vazamento pelo pino e vai sujar tudo o que for possível na cozinha.
Significa que há entupimento na tampa e você precisa desligar o fogão rapidamente, evitando que mais pressão acumule. Espere o vapor que está nela sair totalmente e retire a válvula de controle para desentupi-la. Feita a limpeza, é só colocar de volta a sua tampa na panela para continuar o cozimento.
A panela de pressão quando bem usada não deve vazar água pela válvula. ... Outro motivo que pode fazer a água vazar é o fogo muito alto. Quando a panela atingir a pressão, abaixe o nível do fogo. Se a válvula a que se refere é a de segurança, uma de borracha, ela deve estar ressequida e deve ser trocada.
Você pode levar a panela para a debaixo de uma torneira e molhá-la com água fria, diminuindo a temperatura para poder abri-la em segurança. ... Lembre-se sempre que enquanto a panela estiver no fogo, é preciso observar se a válvula está funcionando normalmente.
Antes de levar a panela ao fogo, verifique se ela está bem fechada. Somente dessa forma você pode garantir que a panela pegará pressão. ... Não é recomendado também colocar a panela embaixo d'água para acelerar esse processo. Por último, lembre-se de limpar direitinho a sua panela, separando a borracha, a tampa e o pino.
Ao jogar água em uma panela pegando fogo, você causa uma explosão. ... Como a temperatura está acima de seu ponto de ebulição, imediatamente a água passaria do estado líquido para o gasoso, formando bolhas de vapor que subiriam rapidamente através da gordura quente e saltariam de forma extremamente violenta para o ar.
Encher a panela com mais de 2/3 de alimento ou água é perigoso. A quantidade de água e alimento dentro da panela de pressão não pode ultrapassar 2/3 da capacidade máxima da panela de pressão.
Não adicione sal à água. ... A maioria dos vegetais é cozida com 125 ml de água no fundo da panela de pressão quando o alimento precisa ser cozido apenas por 5 minutos.
“Não tem nem onde jogar água, porque, por mais que se jogue, quando [o fogo] sai do controle não tem mais o que fazer.” “[O volume de água] sempre vai fragilizar a estrutura, vai causar danos, mas se tiver algum efeito será no sentido de absorver calor, evitar a propagação do fogo”, diz Berto.