CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS: 1) Jogos motores; 2 )Jogos sensoriais; 3) Jogos criativos; 4) Jogos recreativos; 5) Jogos intelectivos; 6) Jogos pré-desportivos; 7) Jogos sociais; 8) Jogos mentais; 9) Jogos esportivos; 10) Jogos competitivos; 11) Jogos aquáticos.
O ensino da Educação Física vai além da recreação e da cobrança pelo rendimento no esporte. Os conteúdos da disciplina contemplam as produções de nossa cultura corporal: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta (conheça as expectativas de aprendizagem).
Os Conteúdos Estruturantes propostos para a educação física na educação básica são: Esporte; Jogos e brincadeiras; Ginástica; Lutas; Dança.
Os alunos vivenciaram os movimentos básicos de ginástica em/com aparelhos, partindo de uma educação crítica e participativa, os conteúdos já desenvolvidos foram os seguintes: rolar, saltar, embalar, balançar, parada de mãos, parada de cabeça, saltitos e voleios e elementos acrobáticos.
Os benefícios do esporte na escola
A atividade física regular na infância e na adolescência proporciona inúmeros benefícios, como aumento de força, resistência e autoestima, ajuda na constituição de ossos e músculos saudáveis, controle dos índices de colesterol e do peso corporal, além da redução da ansiedade e diminuição do stress, principalmente para ...
8 benefícios do esporte para crianças e adolescentes
Alguns autores defendem que a prática esportiva infantil é capaz de prevenir muitos adoecimentos futuros, como o estresse, problemas respiratórios, cardíacos, de coluna e outros. Isso porque, a partir da prática de esportes, as crianças desenvolvem força óssea e muscular, além de melhorarem o desenvolvimento físico.
A prática de atividade física na infância e na adolescência auxilia no equilíbrio do balanço energético e na prevenção da obesidade, melhora a circulação sanguínea e oxigenação do corpo e do cérebro, auxilia na melhora do metabolismo, no reforço do sistema imunológico, na melhora da cognição, autoestima e sentimento de ...
Reclamações de dores de cabeça, dores no corpo, dificuldade para dormir, irritabilidade, são sintomas bastante comuns nessa hora. Além disso, vale ressaltar que o cansaço físico repercute também em uma fadiga intelectual, gerando falta de concentração e um certo desinteresse pelas atividades escolares.