O capacitor de partida é aplicado em motores monofásicos para criar a diferença de fase necessária entre os campos, ou seja, criar um conjugado de partida, pois o capacitor adianta a corrente da tensão em 90°. ... Neste caso, as fases já são defasadas naturalmente entre si, o que garante um bom torque na partida.
Para o início da instalação, verifique se os 5 fios necessários estão instalados. Serão 1 fio para o aterramento, 2 fios para a lâmpada e 2 fios para o motor. Caso um desses fios não estejam instalados, passe um fio paralelo, seguindo da parede até o teto. Utilize o passa fio para facilitar este procedimento.
Cinco fios são necessários para ligar o ventilador à chave de energia: dois deles serão usados para o motor, dois para a lâmpada e um para o fio terra. Antes de tudo, é importante checar o estado da fiação da sua casa.
No mercado brasileiro o capacitor utilizado nos ventiladores é chamado de capacitor permanente e é fabricado com filme de polipropileno metalizado com eletrodos feitos de um metal composto com alta pureza. Este capacitor recebe na sua fabricação um encapsulamento com resina epóxi própria para esse tipo de capacitor.
Ligando os fios do teto Primeiro, conecte os fios fase do lustre e do motor ao fio fase da rede. Em seguida, conecte o retorno da lâmpada ao retorno da chave controle. Para concluir, ligue o fio exaustão ao fio de ventilação do motor ao capacitor. Encape tudo utilizando a fita isolante.
Como funciona a instalação do ventilador de teto?