Os Objetivos Estratégicos são as metas globais e amplas da organização e devem estar diretamente relacionadas a missão da empresa. Ou seja, a cada Objetivo Estratégico alcançado, a empresa deve caminhar para mais perto de alcançar sua visão.
A Missão, visão e valores são aspectos que definem a identidade e o posicionamento da organização, servindo como base para a construção de um Planejamento Estratégico eficiente. Vale lembrar que essas informações devem ser redigidas de maneira clara e estar disponíveis para todos os membros da empresa.
Os principais elementos que compõem um planejamento são: missão, visão de futuro, valores, cenários, objetivos estratégicos, indicadores e metas.
Para que os objetivos de uma organização sejam atingidos dentro de um processo de planejamento, é necessário seguir alguns princípios gerais e específicos, são eles: ... - Princípio da precedência do planejamento; - Princípio da maior penetração e abrangência; - Princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade.
Os princípios do planejamento são: O principio da contribuição aos objetivos; ... O principio da maior penetração e abrangência; O principio da maior eficiência, eficacia e efetividade e sem descumprir as normas.
A eficiência, eficácia, legalidade e celeridade, dependem, necessariamente de planejamento. Todos podem exigir do Estado, que Administra bens que não lhes pertence, planejamento para como o dispêndio público, bem como para a execução de processos e atos.
São considerados princípios básicos da avaliação, exceto: a) Estabelecer com obscuridade o que vai ser avaliado; b) Selecionar técnicas adequadas para avaliar; c) Utilizar, na avaliação, uma variedade de técnicas; d) Saber que a Avaliação é um meio para se atingir fins; e) Utilizar regras claras nos critérios de ...
De acordo com Claudinho Pilleti (2006) os princípios básicos que dão sustentáculo ao processo ensino-aprendizagem são: a) Estabelecer o que será avaliado, pois educar tem em vistos vários objetivos que permitem o desenvolvimento do indivíduo como um todo, envolvendo aspectos de aproveitamento (domínio cognitivo, ...
Sua função deve ser atuar como mediador entre o conhecimento e os alunos, estimulando essa interação e ajudando nas dificuldades.
Facilitadores são especialistas no processo de aprendizado – não necessariamente no conteúdo em si. Desta forma, confiando na inteligência coletiva e com os objetivos da sessão em mente, eles geram conhecimento através das próprias respostas do grupo.
Quem é o professor do futuro? Um facilitador! O facilitador é responsável pela facilitação da aprendizagem dentro dos pilares das cinco habilidades do século XXI. O professor do Século XXI é um facilitador, e como tal, mediador do processo de aprendizagem e não a fonte de todo o conhecimento em si.
Aluno é uma palavra de origem latina que significa SEM LUZ. ... Aluno veio do latim alumnus, “criança de peito, lactente, menino” e, por extensão de sentido, “discípulo”. O verbo ao qual se liga é alere, “fazer aumentar, nutrir, alimentar”.
adjetivo, substantivo masculino Indivíduo que recebe educação; que se encontra em processo de aprendizagem; aluno. plural Educandos. Etimologia (origem da palavra educando). Do latim educandus.
Educador é o sujeito responsável por coordenar, na relação com o outro, os processos de ensino e aprendizagem. Isso significa que o educador é um profissional que investe no processo de desenvolvimento do educando, sempre ciente do que ele, efetivamente, necessita aprender.
O professor tem a função de transmitir o seu conhecimento, enquanto o educador é comprometido com a formação integral do ser humano e com a sua interação com a família e a sociedade. O professor sai de casa para mais um dia de aula, enquanto o educador busca formas para promover a transformação do seu aluno.