A luxação da articulação temporomandibular (ATM) é um quadro que se estabelece quando o côndilo mandibular se desloca além dos limites de normalidade de movimento da fossa glenóide do osso temporal.
A manobra de redução da luxação consiste em: com o paciente sentado em uma cadeira e com a cabeça apoiada, posicionar os polegares sobre os segundos molares inferiores ou suposta localização e aplicar força para baixo nessa região enquanto é aplicada força para cima na sínfise.
A luxação da Articulação Temporomandibular (ATM) ocorre quando o côndilo mandibular excursiona externamente à cavidade glenoide, permanecendo em uma condição de travamento anterior à eminência articular.
A ATM se movimenta em três direções; mo- vimento para cima e para baixo, resultando na abertura e fechamento da boca; realiza movimento de protrusão e retrusão e de lateralidade; durante estes movimentos ocorre a rotação e translação mandibular.
O nervo mandibular (terceiro ramo do nervo trigêmeo) fornece a principal inervação da ATM. Inervação adicional é realizada pelo nervo massetérico e pelos nervos temporais profundos. Fibras parassimpáticas do gânglio ótico estimulam a produção sinovial.
Lateralidade, esquerda e direita - é o movimento que a mandíbula executa contraindo os músculos do lado de trabalho (lado para o qual a mandíbula se movimenta e as cúspides de mesmo nome relacionam-se), com exceção do pterigóideo lateral do lado oposto, e relaxando os do lado de balanceio (lado oposto ao de trabalho ...
Para o côndilo, definimos como movimento de Bennett, ou seja, o que ocorre no côndilo do lado para o qual a mandíbula se desloca (Figura 17b). Nos dentes, o lado contrário ao lado de trabalho é o lado de balanceio e no côndilo de balanceio o que se forma é o ângulo de Bennett (que é observado no plano horizontal).
Os movimentos bordejantes de abertura posterior no plano sagital ocorrem como um movimento de dobradiça em dois estágios. Na primeira fase os côndilos estão estabilizados na sua posição superior máxima na fossa articular. ... A mandíbula pode ser aberta num movimento exclusivo de rotação sem a translação dos côndilos.
São duas superfícies ósseas envolvidas:
Fossa Mandibular (cavidade ou fossa glenóide)- articula-se com o côndilo da mandíbula formando a ATM (figura abaixo). Processo Estilóide - espinha aguda localizada na face inferior do osso temporal.
A ATM é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca; é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. É uma das articulações mais complexas do corpo humano.
Ás vezes, a mandíbula pode voltar ao lugar sem que seja necessário tratamento, no entanto, se isso não acontecer, pode ser necessária a intervenção de um dentista, ou outro médico, que vai colocar a mandíbula de volta no local, puxando-a para baixo e inclinando o queixo para cima, de forma a reposicionar o côndilo.
Algumas técnicas podem ser usadas durante as crises para aliviar a dor causada pela disfunção temporomandibular:
A disfunção temporomandibular pode evoluir para quadros preocupantes, gerando não só dor e desconforto, mas afetando diretamente na qualidade de vida do paciente. “A DTM interfere na função mastigatória, causando dores nos músculos e gerando uma grande fadiga neles”, relata o profissional.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu em 2002 a Disfunção Temporomandibular (DTM) e a Dor Orofacial como uma especialidade à parte. Por isso, a principal indicação de um profissional adequado para tratar ATM é o cirurgião-dentista.
Coloque sua mão fechada sob o queixo, como se fosse um soco, e abra um pouco a boca. Produza pressões contrárias entre sua mão e sua mandíbula por 10 segundos. Então, abra um pouco mais a boca, e novamente faça forças contrárias por 10 segundos. Faça isso até atingir a abertura máxima da mandíbula.
Quando começar a se exercitar?...
A aplicação da toxina botulínica (Botox®) tem como ação relaxar os músculos onde é aplicada. Quando aplicada diretamente no músculo masseter, a toxina botulínica diminui a força muscular deste músculo e, com isso, o contorno da face torna-se mais harmônico e, às vezes, até mais magro.
Rosto Quadrado Para manter a marcação das linhas, o ideal é deixar a barba mais curta nas laterais e cheia na parte inferior do queixo. Dessa forma, a barba dá um aspecto de alongar o rosto. Se a preferência for por suavizar o maxilar, a dica é procurar deixar o rosto mais arredondado.
Segundo os especialistas, o rosto oval é visto pelo cérebro como o mais harmonioso entre todos.
Vamos dar uma olhada em dez passos pra ficar com a aparência mais jovem, e, principalmente, conservá-la desse jeito.
6 formatos de rosto mais comuns
Saiu o ranking dos rostos masculinos mais bonitos de 2020 e a gente mostra quem está no topo dessa lista bem eclética
Yael Shelbia
Tipos de Rosto