Espessamento das paredes brônquicas é achado freqüente, porém inconstante em bronquiectasia. Pequeno espessamento das paredes brônquicas é visto em normais, asmáticos, nas infecções virais do trato respiratório inferior e em fumantes assintomáticos(13).
Também conhecida como bronquiectasia não fibrose cística, ela se desenvolve quando ocorre a destruição dos componentes elástico e muscular das paredes dos brônquios, levando a dilatação permanente do órgão. Como as vias respiratórias de quem sofre da doença são mais largas que o normal, há maior acúmulo de muco.
Bom, saiba que bebidas geladas (ou sorvete) não causam dor de garganta, pneumonia ou gripe. "Não tem nada a ver, esses problemas são causados por vírus ou bactérias.
“Uma pessoa que tem uma doença crônica pode até desenvolver uma infecção pulmonar por bactéria e fungo”, alerta. Dormir com o ventilador ligado não tem problema, mas a pessoa deve ficar atenta à limpeza das pás.
Também é importante evitar o consumo de alimentos e temperos industrializados, como macarrão instantâneo, comida pronta congelada, biscoitos recheados e caldos de carne em cubos, além de alimentos ricos em sal e cafeína, como molho inglês, shoyu, café, chá verde, chá preto e refrigerantes.
Chás para pneumonia
“Existe um mito de que o ar-condicionado transmite pneumonia. Ele surgiu a partir da afirmação de que um ministro teve a doença por causa do uso do aparelho, mas não é verdade”, afirma o pneumologista. Segundo ele, o risco está em não realizar a limpeza adequada do equipamento.
Quando se trata uma Pneumonia por 10 dias como no caso, fumar não interfere neste resultado. Já está comprovado que pessoas que fumam têm maior chance de terem doenças respiratórias, entre as quais pneumonias, infecções por micobactérias, infecções por fungos entre outras, além do cancer de pulmão.