Quais são os níveis de acreditação hospitalar ONA?
O Programa de Acreditação de Operadoras é uma certificação de boas práticas para gestão organizacional e gestão em saúde, cujo objetivo é a qualificação dos serviços prestados pelas operadoras de planos de saúde, propiciando uma melhor experiência para o beneficiário.
Em outras palavras, a acreditação permite que a organização tenha uma cultura organizacional se segurança do paciente propícia para sempre buscar melhorias, visando resultados positivos e a consolidação da marca no mercado.
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.
Acreditação ONA – Principais passos para alcançá-la
1o de junho de 1999
A atuação do enfermeiro está enquadrada na equipe de saúde para elevação dos níveis de qualidade da assistência, sendo ele participante ativo do processo e acreditação, nos diversos níveis: decisório, estratégico, operacional, fazendo parte da equipe de auto-avaliação das unidades na fase de pré-acreditação hospitalar; ...
Um ponto de consenso em relação aos impactos da acreditação hospitalar é que ela contribui para o aumento da qualificação dos profissionais de saúde acreditação estimula a realização de atividades de treinamento e educação, o que contribui para a capacitação dos profissionais de saúde e o aprendizado organizacional ( ...
A Avaliação da Qualidade na saúde iniciou-se no século passado, quando foi formado o Colégio Americano de Cirurgiões (CAC) que estabeleceu, em meados de 1924 o Programa de Padronização Hospitalar – PPH(1).
Mais importante que o tamanho da equipe, no entanto, é sua composição profissional”, explica Maria Carolina Moreno, assessora da ONA. “No caso da acreditação hospitalar, o grupo deve possuir, obrigatoriamente, pelo menos um médico, um enfermeiro e um profissional com experiência em administração de serviços de saúde”.