Nódulos pulpares são calcificações presentes na câmara pulpar, aderidos nas paredes dentinárias ou como nódulos soltos e podem bloquear parcialmente ou totalmente o acesso aos orifícios dos canais radiculares.
Remoção de Nódulos Pulpares Passo a Passo
A Calcificação pulpar acontece como mecanismo de defesa do proprio corpo para combater algum estímulo externo (por exemplo a cárie dentária ou traumatismo). A calcificação da polpa ou dos condutos pode ocorrer em virtude de alguma agressão, tipo cárie ou contato mais forte que o dente esteja sofrendo por exemplo.
O tratamento do canal é necessário quando uma lesão ou cárie significativa danifica a polpado dente. A raiz fica infectada ou inflamada. O dentista anestesia o dente. Uma abertura é feita através da coroa do dente até a câmara da polpa.
O cálculo dental é um depósito de cor amarela ou marrom que se forma quando a placa se mineraliza sobre o dente. A propensão para a formação de tártaro varia significativamente conforme cada pessoa. Em geral, com a idade mais avançada, as pessoas tornam-se mais propensas a formar cálculo nos dentes.
O tártaro é formado através do acúmulo de placa bacteriana na superfície dental que, quando não é removido totalmente, acaba ficando preso no local por muito tempo e endurece, formando uma “crosta” de cor amarelada ou esbranquiçada.
Se o dente for bem escovado, a placa é removida e você nem precisa se preocupar com o passo seguinte. Porém, com 12 horas sem escovação, os ácidos gerados pelas bactérias já desgastam elementos do esmalte do dente, entre eles o fosfato. Esse fosfato reage com íons de cálcio presentes em alguns alimentos.
Por sua vez, o tártaro é a placa bacteriana endurecida, que permanece nos dentes e na gengiva devido à falta de escovações regulares e corretas. Portanto, se você notar a presença de uma camada viscosa sobre os dentes ou de manchas amareladas (tártaro), é essencial procurar um dentista.
Bicarbonato e limão A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.
Além de mastigar, os cães podem beber uma água turbinada com aditivos com enzimas, clorofila e outros ingredientes projetados para eliminar o mau hálito. Misture aditivos como o Água Fresh Breath Tropiclean na água que normalmente serve a seu bichinho. Em poucos dias, você já notará a diferença.
Quando o assunto é a saúde bucal, é interessante saber que não é necessário usar creme dental para escovar os dentes do cachorro. O creme dental é apenas um coadjuvante. De forma que, o tutor pode fazer a escovação dos dentes do seu pet apenas com água.
Atenção: assim como o shampoo, a pasta de dente destinada a humanos não é recomendável para animais, mesmo que também seja caseira, pois, como já foi dito, os animais vão engolir o creme e isso exige maior atenção aos ingredientes e proporções. Antes de usar, consulte uma veterinária ou veterinário.
Nunca, em hipótese alguma, use pasta dental humana para escovar os dentes do seu cachorro. Como têm alto teor de flúor, elas podem causar intoxicação aguda e até crônica. Isso acontece porque, diferente de nós, os cães vão ingerir o creme dental.
Melhores Pastas de Dente para Cães: Analisando as Principais Escolhas