Permanecer olhando fixamente para; firmar ou firmar-se: fitava-a constantemente durante a aula: fitava o pôr do sol diariamente; seus pensamentos fitavam-se naquela experiência passada. Olhar alguém e receber o mesmo olhar, no mesmo momento; olhar de modo mútuo: o casal se fitava o tempo todo.
Dizer pilhérias, gracejar.
Um sacerdote umbandista tem inúmeras responsabilidades ao assumir a frente de um Terreiro. Desse modo, para que isso possa ser realizado com maestria, o sacerdote precisa estar preparado a se portar de acordo com o que ele espera das pessoas. ...
O Candomblé veio da África, trazido ao Brasil por meio dos negros africanos escravizados. ... Candomblé é uma religião afrobrasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras.
Significado de Macumbeiro substantivo masculino Indivíduo que pratica ou professa a macumba.
Oxaguiã é apontado como o aspecto jovem de Oxalá, outras vezes é apontado como filho de Oxalufã, o qual é tido como o aspecto velho de Oxalá. Oxaguiã, "o moço", na sua forma "guerreira" de Oxalá, carrega uma espada, cheio de vigor e nobreza.
A criação. Há dois grandes mitos Iorubas sobre a criação: um onde o criador é Obatalá, e outro onde o criador é Odudua. Na mitologia iorubá, o deus supremo é Olorum, chamado também de Olodumarê. ... Assim, o mito de Odudua seria o novo mito adaptado para dar poderes ao conquistador sobre as terras de Ilê-Ifé, conquistadas.
Nanã é cultuada no candomblé Jeje como vodum e, no Candomblé Queto como um orixá da chuva, das águas paradas, mangue, pântano, terra molhada, lama e considerada a mãe dos orixás Obaluaiê, Iroco, Oçânhim, Oxumarê e Ieuá. Nanã é chamada carinhosamente de "Avó", por ser usualmente imaginada como uma anciã.
Oiá Ibalé (em iorubá: Oyá Igbalé) ou Iansã do Balé são títulos da Oiá Mensã Orum, Mãe dos nove céus ou dos nove Planetas. É saudada com Iá Mensã Orum e Èpa heyi!. É a orixá ligada ao rio Níger, dos ventos e das tempestades.
Ibiri é um apetrecho da cultura afro brasileira, inerente ao Orixá Nanã, indispensável em sua indumentária, geralmente visto no ibá de Nanã. Confeccionado com nervura da folha do Iji opé e ichã, ornado com búzios, palha da costa, fio de conta e cabaça.