O “Romance de 30” reúne diversas obras de caráter social da segunda fase do modernismo no Brasil (1930-1945). Influenciados pelo movimento Neorrealista, esses romances são chamados de romances neorrealistas ou romances regionalistas.
As características comuns aos romances de 30 são a verossimilhança, o retrato direto da realidade em seus elementos históricos e sociais, a linearidade narrativa, a tipificação social (indivíduos que representam classes sociais) e a construção ficcional de um mundo que deve dar a ideia de abrangência e totalidade.
O quinze
Rachel de Queiroz (1910-2003) foi uma grande escritora, jornalista, tradutora e dramaturga brasileira. ... Dada sua importância para a literatura nacional, em 2003 foi inaugurado o "Centro Cultural Rachel de Queiroz" em Quixadá (CE), cidade em que Rachel viveu.
17 de novembro de 1910
92 anos (1910–2003)
O livro mostra varia perspectivas, a questão relacionada ao psicológico do ser humano, casos de injustiça social, denuncia e de protesto. ... O livro “O Quinze” retrata avida e as dificuldades do povo nordestino. Mostra como uma família tem que lidar com a seca que assolava a região onde moravam.
Rachel de Queiroz