Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são documentos que estabelecem critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; e o ...
A elaboração dos Protocolos deve seguir as etapas:
Os princípios básicos para atenção às DST, como em qualquer processo de controle de epidemias, são os seguintes: • interromper a cadeia de transmissão: atuando objetivamente nos “elos” que formam essa corrente, ou seja, detectando precocemente os casos, tratando os infectados, e seus parceiros, adequada e oportunamente ...
A abordagem sindrômica, que se baseia nos aspectos clínicos para classificar os principais agentes etiológicos e definir o tratamento sem o apoio de testes laboratoriais ou rápidos, não possui cobertura completa nos diferentes aspectos das IST.
Quando o corrimento passa a ter uma coloração branca leitosa, mais amarelada ou quando surgem placas esbranquiçadas na região genital pode ser sinal de candidíase, no entanto, isto pode indicar também a presença de alguma infecção sexualmente transmissível, como a gonorreia, clamídia ou vaginose bacteriana.
A candidíase tem cura. O tratamento consiste no uso de medicamentos e pomadas antifúngicas, como o Fluconazol. Deve ser de acordo com indicação médica e feito, também, pelo parceiro sexual, caso seja do tipo genital, visto que o fungo pode ser transmitido através do sexo.
A candidíase genital pode afetar tanto o homem como a mulher mas seu tratamento é semelhante e feito com pomadas antifúngicas em ambos os casos, como Candicort ou Fluconazol, que devem ser aplicadas 2 a 3 vezes por dia entre 3 até 14 dias de acordo com a indicação do médico.
A ferida na vagina ou na região da vulva pode surgir pelo uso de roupas íntimas apertadas e que causam atrito, atrito durante a relação sexual ou lesão durante a depilação íntima.
As feridas nos órgãos genitais são comuns em infecções como o herpes genital, o HPV, a sífilis, o linfogranuloma venéreo, a proctite e a pediculose pubiana, mas também podem estar presentes na boca ou na garganta caso tenha havido contato dessas regiões com as secreções da parceira ou parceiro infectado.
Remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, orientados pelo médico, podem aliviar a dor ou sensibilidade no local. Um bom remédio caseiro é tomar chá de eucalipto e usar compressas de argila, pois eles ajudam a desinflamar e fortalecer as defesas do organismo.
Foliculite superficial Como dito, essa classificação de foliculite na virilha se estabelece na superfície do folículo piloso. Dessa maneira, a região infectada fica avermelhada, apresenta erupções com conteúdo amarelo — por isso é semelhante a uma espinha — e costuma causar coceiras.
Herpes: a infecção pelo vírus da herpes causa vermelhidão e pequenas bolhas, que podem causar coceira ou ser dolorosas, sendo comuns nos lábios e na região genital; Impetigo: infecção na pele causada por bactérias que causam pequenas feridas que contém pus e formam crostas.
A disidrose (CID 10 - L30. 1), ou eczema disidrótico, é uma doença de pele rara e decorrente de uma reação alérgica. Trata-se de um quadro de dermatite caracterizado pelo surgimento de pequenas vesículas nas mãos e pés - similares ao formato de sagus.
Aplique um antisséptico. Assim que surgir uma bolha, faça uma limpeza com água oxigenada, se a bolha estiver intacta. Mas se estiver rompida, use antibiótico (creme). Corte a aba de pele.
A Nebacetin e o Bepantol são exemplos das pomadas utilizadas no tratamento de queimaduras, que ajudam na sua cicatrização e previnem o surgimento de infecções....Pomadas para Tratar Queimaduras
Curativo para Bolhas Nexcare 3M à Prova D'Água com 6 unidades.
Tente manter a zona da bolha protegida com uma compressa esterilizada sem fazer muita pressão; No caso de rebentar, desinfecte imediatamente e com cuidado tente retirar a pele que fica solta aplicando logo de seguida um penso.
Fazer um pequeno furo na bolha, utilizando uma agulha esterilizada; Deixar o líquido sair da bolha, mas sem fazer pressão; Aplicar uma pomada com ácido fusídico ou outra substância antibacteriana sobre o local; Cobrir a bolha com uma gaze ou penso esterilizado.
O que fazer: Resfriar a região queimada com soro fisiológico ou água fria em abundância, até amenizar a dor. Se a dor persistir, procurar um médico. Essa pode ser mais dolorosa porque atinge a camada intermediária da pele. Costuma apresentar bolhas, causadas pelo aumento repentino de temperatura na região.