A adolescência é uma fase de amadurecimento: é um período de transição no desenvolvimento físico e psicológico, em que o ser humano deixa de ser criança e entra na idade adulta. O objetivo cultural da adolescência é preparar a pessoa para assumir o papel de adulto.
Por norma a adolescência é dividida em três fases:
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases: Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos, Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos.
O termo "adolescência" vem do latim adulescens ou adolescens – particípio passado do verbo adolescere, que significa crescer. No entanto, o conceito de adolescência enquanto um período particular da vida de um indivíduo, situado entre a infância e a vida adulta, é recente na história da humanidade.
1- a adolescência é considerada como um período de desenvolvimento que começa aos 10 anos de idade e vai até aos 20 anos. Sendo assim, marca a transição entre a infância e a idade adulta.
No século XIX, a adolescência era demarcada como um período particular, e ao longo do século evidenciada como fase de potenciais riscos. O século XX consolidou a ideia da adolescência como uma etapa da vida dotada de características próprias, retentora de um estatuto legal e social.
Como era a adolescência antigamente? A adolescência antigamente era muito diferente que a de hoje em dia. ... Adolescer naquela época era mais fácil, pois não existia tantas drogas, os adolescentes não saiam com tanta freqüência, o respeito com os pais era maior e o diálogo também. Os adolescentes saiam sempre em grupos.
Concebida como uma fase da vida do homem, ela foi identificada como uma etapa marcada por tormentos e conturbações vinculadas à emergência da sexualidade. Foi Erickson (1976), no entanto, que institucionalizou a adolescência. ... A adolescência pertence a esse conjunto de aspectos.
Embora ainda pouco estudada, a adolescência tem sido vista desde a Antiguidade pelo prisma da impulsividade e excitabilidade. Na Grécia Antiga, os jovens eram submetidos a um verdadeiro adestramento, cujo fim seria inculcar-lhes as virtudes cívicas e militares. Aos 16 anos, podiam falar nas assembleias.
Portanto, a juventude é construída historicamente com base em fatos sociais que surgem nas relações sociais e na vida material do indivíduo. ... Leontiev (1978) postulou que no trabalho e na vida em sociedade ocorre o desenvolvimento humano. O homem deixa para trás sua origem animal para criar a condição humana.
Construção histórico-social da adolescência: como a gravidez na adolescência foi construída como um problema social e de saúde pública? ... Ariès (1981), reiterando a mesma idéia, traz que o conceito de adolescência aparece apenas ao final do século XVIII, e não se dissemina antes do século XX.
Desse modo, a concepção de adolescência tem uma abordagem histórico-cultural, que é caracterizada como um processo de construção social com base nas relações sociais, condições de vida e valores presentes na cultura do indivíduo, difundidos através de meios de comunicação, literaturas, etc.
A adolescência é uma fase idealizada na nossa cultura e, sem dúvida, refere-se à fase de conflitos, crises, dúvidas e angústias. ... O adolescente é alguém que está saindo da infância e ainda não chegou a idade adulta. É um ser em crise, em conflito. Esse momento é absolutamente necessário como etapa evolutiva.
Resposta. Sendo assim a construção história social é uma prática que é passada de pai para filho, de geração para geração, que é feita por a maioria das pessoas de uma determinada região e que dificilmente deixa de ser realizada.
Construção social - É a elaboração de valores, regras, normas, significados e símbolos sociais realizada pela sociedade, a partir das práticas individuais e sociais de cada um.
A imagem que o adolescente compreende que o outro significante faz dele é extremamente importante no processo de constituição de sua identidade, uma vez que essa imagem do outro significante representa sua própria autoimagem.
Como a formação da identidade é caracterizada na teoria psicossocial de Erik Erikson (1902-1994)? a) A formação da identidade é um processo integrador das transformações sexuais, das exigências pessoais e das expectativas em relação ao futuro.
A identidade dos jovens neste sentido se configura sob uma perspectiva de autonomia, enquanto sujeitos de comunicação, escolha, criatividade e ação. A cultura nesse contexto assume seu caráter estético, criativo e educacional, pois tais transformações perpassam pelo mundo do saber experienciado, do conhecimento.
Em filosofia, a questão da identidade pessoal diz respeito às condições sob as quais uma pessoa em um momento é a mesma pessoa em outro momento. Uma análise da identidade pessoal fornece um conjunto de condições necessárias e suficientes para a identidade da pessoa através do tempo.
Características da identidade pessoal As pessoas desenvolvem sua identidade pessoal e o conhecimento do seu ambiente a partir da experiência com seu próprio corpo, do contato e autorregulação de suas emoções, motivações e desejos e da elaboração mental de todas essas experiências internas.
A formação da identidade recebe a influência de fatores intrapessoais “as capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade”, de fatores interpessoais “identificações com outras pessoas” e de fatores culturais “valores sociais que uma pessoa está exposta tanto global quanto comunitários”.
8 Passos para construir uma identidade profissional inesquecível
Pode-se designar, num sentido lato, a identidade pelo desenvolvimento do sentido daquilo que se é, ou seja, do carácter do que é único. Este termo remete para a identidade individual e pessoal de cada indivíduo.