O Teste de Atenção Concentrada (TEACO-FF) avalia a capacidade de uma pessoa em selecionar apenas uma fonte de informação diante de vários estímulos distratores num tempo pré-determinado.
O teste R-1 - Teste não verbal de inteligência pode ser aplicado de forma individual ou coletiva, em indivíduos com idade mínima de 18 anos e com escolaridade a partir do ensino fundamental incompleto. A correção pode ser feita pelo crivo ou pela plataforma on-line.
O Teste de Memória de Reconhecimento (TEM-R) avalia a capacidade de identificar qualquer tipo de estímulo ou situação já visualizado ou vivido anteriormente. O teste oferece figuras e palavras para memorizar, e o avaliado deve posteriormente assinalar os estímulos lembrados. Jovens e adultos de 17 a 53 anos.
A avaliação do TEM-R é feita pela apresentação de figuras e palavras ao examinando que as deverá memorizar para posteriormente assinalar os estímulos lembrados.
A torre de Hanói tem sido tradicionalmente considerada como um procedimento para avaliação da capacidade de memória de trabalho e, principalmente de planejamento e solução de problemas. O teste de Wisconsin mede construtos relacionados com a capacidade de categorização e flexibilidade nas operações cognitivas.
Sinais de alerta Em pessoas com perda de memória, sintomas específicos são causa de preocupação: Dificuldade em executar atividades diárias habituais. Dificuldade em prestar atenção e flutuações no nível de consciência – sintomas que sugerem delirium. Depressão.
A perda ou dificuldade de memória pode ser causada por diversos fatores, como problemas hormonais e nutricionais, depressão, sobrecarga mental, ansiedade, excesso de bebida alcoólica, dormir poucas horas, falta de atenção, alzheimer, entre outros.
Saiba como identificar o Alzheimer. Esquecimento nem sempre é sinal de Alzheimer: a doença pode ser confundida com demência, que também afeta a memória por conta de uma disfunção do cérebro. A diferença é que o mal de Alzheimer é uma degeneração dos neurônios, e pode afetar o comportamento, a fala e o apetite.
Como evitar a perda de memória
Opções de estimulantes cerebrais naturais