A dimensão teórico-metodológica consubstancia-se na interlocução entre história, teoria e método, requerendo, para tanto, conhecimento que apreenda a realidade em seu movimento dialético, no qual e por meio do qual se engendram como totalidade as relações sociais que configuram a sociedade.
Orientar, informar e esclarecer a população quanto às atividades do assisten- te social, suas competências e atribuições profissionais, bem como os direitos dos usuários em relação ao Serviço Social, utilizando-se dos instrumentos de publicização da profissão, produzidos pelo conjunto CFESS/CRESS. (CFESS, 2007, p. 36).
Iamamoto (2004), após realizar uma análise dos desafios colocados para o Serviço Social nos dias atuais, apontou 03 dimensões que devem ser do domínio do Assistente Social: Competência ético-política – o Assistente Social não é um profissional “neutro”.
Resposta. Resposta: Técnica , teórica e afetiva.
A dimensão educativa na prática do Assistente Social caracteriza-se não apenas pela a sua base epistemológica, mas, principalmente, pela possibilidade deste profissional trabalhar as características individuais, articuladas no coletivo dos sujeitos usuários dos serviços sociais.
São identificados três perfis, assim nominados: pedagogia da "ajuda", da "participação" e a proposta de construção de uma pedagogia emancipatória pelas classes subalternas.
Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa: Elementos textuais, tema, Tema/problema, Hipóteses de pesquisa, Justificativa, Objetivos, Exemplos de Verbos para objetivos, Referencial teórico, Metodologia, Cronograma, recursos.
O projeto de pesquisa explicita as reais intenções propostas pelo pesquisador, abrangendo o foco, o interesse e o questionamento por ele determinado. A começar pelo próprio sentido retratado pela palavra “projeto”, fica fácil compreendermos o porquê da existência dessa importante tarefa desempenhada pelo pesquisador.
A pergunta norteadora é aquela curiosidade que lhe motivou a fazer trabalho e o objetivo geral é o modo como você responde a essa pergunta. No caminho entre a pergunta norteadora e o objetivo geral está todo o desenvolvimento de seu TCC.
Sete dicas para criar uma ótima pesquisa
Questões norteadoras são indagações em torno da questão central da pesquisa, o problema. São, na verdade, uma derivação do problema, ou seja, são questões secundárias que guardam relação direta com o problema central.
O problema de pesquisa pode ser tomado como toda e qualquer indagação específica que faz parte da investigação do seu trabalho acadêmico. ... Por exemplo, se você irá fazer um TCC sobre “Direito do Trabalho”, é necessário que você defina quais são as questões específicas que deverá de fato investigar.
Para elaborar uma boa pergunta, estude o assunto do seu interesse exaustivamente, dando prioridade às grandes revisões e artigos seminais na área. Procure pelas lacunas no conhecimento. Dentre essas lacunas, escolha aquelas que te motivam mais a trabalhar.
Por isso confira algumas das perguntas mais engraçadas para brincar e fazer pegadinhas com o grupo de amigos.
Coloque-se no lugar da outra pessoa e finja que você está ouvindo a pergunta (isto é especialmente útil em relacionamentos românticos ou situações profissionais onde são mais propensos a se preocupar em ofender ou magoar alguém com a sua pergunta).
Perguntas para se fazer em uma conversa