A definição usual do termo é “pensar maneiras do próprio grupo serem superiores aos outros” ou “julgar outros grupos como inferior ao próprio”. “Étnico” refere-se ao patrimônio cultural, e “centrismo” refere-se ao ponto central de partida …
A intolerância religiosa é uma forma de preconceito por conta da religião. Geralmente, esse tipo de intolerância manifesta-se por meio de discriminação, profanação e agressão. A intolerância religiosa é o desrespeito ao direito das pessoas de manterem as suas crenças religiosas.
Segundo o professor Antonio Ozaí da Silva, a raíz da intolerância está na transição das religiões politeístas para as religiões monoteístas. Isso porque, ao reconhecer a existência de um Deus único, as religiões deixam de aceitar a existência de outros deuses – não se pode haver concorrência./span>
O termo vulnerabilidade social refere-se à situação socioeconômica de grupos de pessoas com poucos recursos financeiros, de moradia, educação e acesso a oportunidades para seu desenvolvimento enquanto cidadão.
Relativismo Moral é uma posição metaética em que o julgamento moral ou de valores variam conforme entidades diferentes como indivíduos, culturas e classes sociais as propõem.
Etnocentrismo. ... A partir daquele momento (início do século XX), o relativismo cultural foi tomado como uma espécie de regra de conduta antropológica, combatendo, por sua vez, todo e qualquer esboço de postura etnocêntrica que fazia com que o pesquisador julgasse as demais culturas com base na sua.
Os esforços de Boas na antropologia cultural eram sumariamente três: separar o conceito de cultura do conceito de raça, entender a importância da linguagem para a formação da cultura, e promover uma análise relativista da cultura, que evitasse o etnocentrismo.