A biometria fetal é um parâmetro analisado na primeira e segunda ecografia da gravidez, na qual é possível avaliar as medidas da cabeça, do corpo e do osso da coxa com vista a verificar se o seu desenvolvimento do bebé está a decorrer dentro da normalidade.
Os primeiros sinais de gestação só aparecem com cerca de 6 semanas. Por um outro lado, o beta-HCG poderá ficar positivo logo nos primeiros dias de atraso menstrual!
O primeiro ultrassom da gravidez deve ser o transvaginal porque, nessa fase, o embrião ainda é muito pequeno e esse tipo de exame capta imagens melhores da região dos órgãos reprodutivos da mulher, como o canal vaginal, colo uterino, toda a extensão do útero em si e ovários.
Os principais exames que devem ser realizados na gravidez são:
Segundo o site Babycenter, estudos realizados nos últimos 35 anos indicaram que o exame de ultrassom não é prejudicial ao bebê, pois não utiliza radiação (como o raio X), e as ondas utilizadas não são audíveis ao ouvido humano, não são detectadas pelo bebê.
O mais comum é ser recomendado fazer 1 ultrassom por trimestre, no entanto, caso o médico tenha alguma suspeita ou caso algum exame indique uma possível alteração na gestação, pode ser recomendado repetir o ultrassom mais regularmente, não existindo, por isso, um número certo de ultrassons durante a gravidez.