Como cultuar Ewá? Há várias formas de cultuar essa Orixá, sendo que algumas delas podem ser feitas por oferendas ou pela oração.
Santa Luzia e Ewá Em diversas religiões de matriz africana, o dia 13 de dezembro é consagrado a Ewa, ou Yewá, uma orixá lembrada por sua castidade e pureza e, por ter domínio sobre a vidência, seus fiéis lhe pedem proteção para os olhos.
Culto a Ewá Orixá Saudação: Ri Ro Ewá! Uma característica marcante de Ewá é não subir a cabeça de homens sendo um orixá feito somente em filhos de santo mulheres.
Os filhos de Yewá (Ewá) são encantadores, tagarelas, inquietos, não sabem ceder, são temperamentais, tentam ser o centro das atenções e impacientes. Elas são extremamente metódicas e racionais, costumam traçar uma meta para tudo, como são conservadoras acabam sofrendo com a rotina auto-imposta.
Filhas de Ewá possuem a capacidade de lidar com espíritos e têm a sensibilidade e preocupação com o bem-estar das pessoas que amam. Uma característica marcante de Ewá é não subir a cabeça de homens sendo um orixá feito somente em filhas de santo mulheres.
Diz-se, pois, que os filhos de Ewá são: encantadores, tagarelas, inquietos, não sabem ceder, são temperamentais, tentam ser o centro das atenções, irritam-se além da conta quando estão doentes, fazem um "carnaval" por tudo e por nada, querem tudo ao tempo e à hora, não querem envelhecer.
Saudação: Ri Ro Ewá! Iyewa, ou Ewá, significa “mãezinha do caráter”. Seu maior atributo, concedido por Orumilá (um dos nomes do Deus Supremo), é a vidência. Contam os Itans (lendas) que Ewá escondeu Ifá (Orixá da adivinhação) de Ikú (a morte).