O particípio é uma das formas nominais, tal como o infinitivo e o gerúndio. São formas nominais porque podem substituir um nome; o particípio, por exemplo, pode ser usado como adjetivo. Exemplos: Finalmente, foi absolvido!
Integrante das formas nominais do verbo, o Particípio indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e caracteriza-se pela terminação -ADO e –IDO. Ele, também, possibilita a formação de tempos verbais compostos. ... Além disso, o particípio pode ter a função de adjetivo.
PARTICÍPIO PASSADO O particípio passado é usado nos tempos verbais compostos e na voz passiva. O particípio passado é formado a partir do infinitivo, retirando-se a terminação -ar, -er ou -ir e adicionando-se a terminação correspondente. Exemplo: Verbo dançar: danç(-ar) > danç(+ado).
Essa forma verbal pode funcionar na frase tanto para compor um tempo verbal quanto como adjetivo, acompanhando um substantivo ou frase nominal. Há dois tipos de verbos no past participle: os regulares e os irregulares. De maneira geral, não existem regras para saber quando um verbo é regular ou irregular.
Ou seja, o Pretérito Perfeito é para falar sobre coisas que já aconteceram (passado); o Particípio Passado é usado em contruções gramaticais específicas e que vêm geralmente acompanhadas com as palavras (verbos) “ter”, “ser”, “haver” e alguns outros.
Diferenças entre simple past, past perfect e present perfect. ... No simple past, a ação começou e encerrou no passado. É algo que tem data, que tem um momento específico e que, em geral, não tem mais influência no presente. Com o present perfect, a ação não pode ter data específica, o “quando” exatamente não importa.
O Past Continuous é um tempo verbal que usamos para nos referir a ações que estavam ocorrendo no passado ou que foram interrompidas. ... O Simple Past é usado quando nos referimos a eventos que ocorreram em um tempo determinado no passado.
O present continuous tense indica algo que está acontecendo no mesmo momento (presente) e pode ser identificado em sentenças onde houver a palavra "now", "at this moment" etc. Já o past continuous tense indica algo que começou no passado e ainda continua.
Simple Past x Past Continuous Expressa ações passadas, ou seja, refere-se a fatos que começaram no passado e terminaram no passado. Nesse caso, as ações que já foram concluídas. O verbo auxiliar did é usado somente nas formas negativa e interrogativa do Simple Past.
Como foi explicado neste texto, o past continuous é aquele que retrata uma ação que foi iniciada no passado e ainda não foi concluída. Essas frases são construídas com o verbo 'to be' no passado e verbo principal terminando com 'ing'. Exemplos: He was going home when he saw the accident.
O Past Continuous (Passado Contínuo), também conhecido como Past Progressive (Passado Progressivo), é um tempo verbal utilizado para indicar ações contínuas que ocorreram no passado.
O tempo verbal do passado contínuo no inglês Uma frase no Past Continuous é formada pelo sujeito + verbo “to be” no passado (was/were) + o verbo principal no gerúndio (-ing) + o complemento da frase.
Regras do past continuous Por ser um tempo verbal composto, ele é formado pelo verbo auxiliar to be no simple past + present participle do verbo principal, sendo essa a estrutura das orações afirmativas. Cada um desses verbos tem uma função específica.
Utiliza-se o past continuous para descrever ações que estavam acontecendo em momentos simultâneos do passado. Formação das frases na negativa e na interrogativa: O negativo do past continuous é formado pelo acréscimo do “not” a frase. Entre parênteses pode-se observar a forma contraída.
A estrutura correta do Past Continuous é verb to be (past) + main verb + -ing.
» REGRA 1: acrescente ing ao verbo sem alterar absolutamente nada. Como você pode observar, nada mudou na base dos verbos. Ou seja, o verbo read ao receber o ~ing continuou com sua grafia: read. ... » REGRA 2: verbos terminados com a letra -e, perdem este -e para que o ~ing seja acrescentado.
Sempre que você precisar usar a forma, agrega-se o “ing” no fim do verbo infinitivo. Porém, existem algumas exceções. O gerúndio serve para transformar o verbo em substantivo, atuar como sujeito, predicado ou complemente de uma oração e complementar o verbo “to be” e outros verbos.
Regras do Present Continuous Vamos às regras: Verbo principal termina em (e) e antes dele tem uma consoante: substitua por (ing). Ou seja, o verbo perde sua vogal e esses verbos terminados em (e), passam a ser terminados em (ing) e não em (eing).
Esse tempo verbal é conhecido como present continuous. Para usar esse tempo verbal, é muito simples – basta colocar o “verbo to be” correspondente (am, is ou are) e acrescentar -ing ao final do verbo principal. Então, temos: verbo to be + verbo com –ing. They are studying for the test now.
Descreve uma ação que está ocorrendo no presente, ou seja, no momento em que se fala. É formado com o verbo auxiliar to be e um verbo principal.
Na Forma Interrogativa do Presente Contínuo o sujeito se posiciona entre o presente simples do verbo to be e o gerúndio do verbo principal. Observe os exemplos abaixo: Am I being inopportune? (Estou sendo inoportuno?) Is she having dinner? (Ela está jantando?)
Então, veja como podemos usar esta estrutura com o futuro para dizer: eu vou encontrar..., eu vou jogar..., ela vai estudar... , ele vai..., você vai encontrar...?, etc. Perceberam que a mesma estrutura pode ser usada para falar de algo que está acontecendo no presente e também de algo que vai acontecer no futuro?
O uso de “ing” para expressar o futuro De forma geral, pode-se usar o present continuous (verbo + ing) para expressar um evento certo, já planejado, a ocorrer no futuro. Exemplos: We're leaving in a minute.