Pelos totens de autoatendimento do Poupatempo ou no aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil, o cidadão pode solicitar uma nova Carteira de Identidade com conforto e segurança, sem necessidade de aguardar disponibilidade de agendamento nos postos para emissão.
Para acompanhar o andamento da solicitação, o cidadão deve acessar o portal ou aplicativo do SAC Digital, clicar em “Meus Documentos”, em seguida em “Consultar Andamento” e inserir o número do protocolo disponibilizado no momento da solicitação.
Aqui no portal do Poupatempo, acesse o menu Serviços, escolha “Documentos pessoais”, selecione “RG e antecedentes” e depois clique em “Atestado de antecedentes”.
Um dos dados importantes presentes na Carteira de Identidade é a data de expedição. Ou seja, a data em que esse documento foi emitido. Para consultar essa informação, basta procurá-la no verso do seu RG.
Qualquer cidadão mediante apresentação do protocolo pode retirar o RG. Sem o protocolo, somente o próprio solicitante poderá retirar. Se não retirado em 180 dias, o documento será destruído.
Para tirar o RG de um bebê é muito simples. Os pais ou o responsável precisam levar o RG ou carteira de habilitação e a certidão de nascimento da criança. Os documentos precisam ser originais, também é preciso levar uma cópia. Para agendar, pode ser pelo celular com o app 'SP Serviços'.
Muita gente não sabe, mas não existe limite de idade para tirar o documento de identidade. Existem casos de bebês que saem da maternidade e vão direto para o Poupatempo.
Para menores de idade, é preciso apresentar certidão de nascimento ou RG da criança e o RG do responsável. Recém-nascidos também podem ter sua inscrição no cadastro. O número do CPF, nos dois casos, é gerado na hora.
Por isso, para fazer CPF para o bebê os pais devem ir até uma agência dos Correios, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, levar a certidão de nascimento da criança e seu documento pessoal. Ali mesmo na hora o número do CPF é gerado na hora, mas o cartão não é mais enviado para casa como antes.
Como tirar o CPF para menores de idade?