O objeto transicional é um mediador entre mãe e filho, eu e não-eu, mundo interno e mundo externo. A mãe suficientemente boa permitirá esse objeto e através dele a criança passará de um estado de ilusão para um estado de desilusão, do relacionar-se com o objeto para o uso do objeto.
Significado de Transicional adjetivo Relativo ou pertencente à transição, à passagem de um estado de coisas a outro: acordo transicional, governo transicional. Etimologia (origem da palavra transicional). Transição + al.
Mas o que é o objeto transicional? Winnicott (pediatra e psicanalista inglês) definiu o objeto transicional como aquele utilizado pela criança para suportar a ausência materna. Segundo o autor, nos primeiros meses de vida, o bebê não tem consciência de que ele e a mãe são pessoas diferentes.
O objeto transicional é algo que não está definitivamente nem dentro nem fora da criança; servirá para que o sujeito possa experimentar com essas situações, e para ir demarcando seus próprios limites mentais em relação ao externo e ao interno.
Em Winnicott, não há a oposição entre corpo e mente, e sim entre soma e psique. Winnicott parte do princípio de que a existência do ser humano é psicossomática. Para ele, a vida somente é possível quando a pessoa humana está firmemente alojada em seu próprio corpo, ela se sente confortável e tem seu corpo como morada.
Ele só pode ser escolhido por seu filho Mas nada garante que ele o adotará. E não adianta insistir. A escolha é pessoal, feita pelo bebê, e pode surpreender os pais. Até um cheiro ou um som – como a música que você canta para ele dormir – pode se tornar o objeto de transição.
Como introduzir a naninha ao seu bebê Um bom truque para transformar um bichinho, bonequinho ou paninho em objeto de estimação do bebê é deixá-lo bem perto de você por algum tempo, para pegar o seu cheiro, que é tiro e queda para acalmar a criança. Além disso, repetição e persistência.
Naninha é um paninho com algum bichinho fofo e delicado para que o bebê possa ficar agarradinho. Existem diversos modelos de naninhas, mas geralmente, são pequenas, confeccionadas em tecido de algodão e possuem a cabeça de um bichinho na ponta. Ah, Legal! ... Para eles, mãe e bebê são uma única coisa.
a função dos objetos é para a sobrevivência o estilo a lindeza isso não torna pessoas felizes mas fazem elas se sentirem orgulhosas de terem conseguido aquele objeto de vez em quando por que batalharam para conseguir e de vez em quando só a sorte do destino que as sorteou com a riqueza para obter o que desejam.