Ponha uma isca na armadilha. Muitos lagartos comem insetos, mas por haver tantas espécies de lagartos, é melhor pesquisar a dieta de cada uma. Caso contrário, utilize grilos, traças, moscas, ou qualquer outro inseto pequeno o suficiente para atrair o lagarto.
A alimentação é feita de preferência, com presa inteira, geralmente se utilizam pequenos camundongos, pintinhos e até peixes. Os roedores devem ser sempre oferecidos mortos para que não machuquem o lagarto.
Ao contrário das cobras, porém, esse animal tem pálpebras bem desenvolvidas. Os lagartos defendem-se de muitas maneiras. Como as cobras, recorrem habitualmente a truques ou iludem seus inimigos. A cobra-de-vidro possui um dos métodos mais incomuns de defesa.
No Ceara se come um tipo de roedor da Caatinga chamado preá que é praticamente um rato e isso é algo que mesmo mesmo em tempos de fertilidade há pessoas que caçam esse tipo de animal para comer pois é algo da cultura. ... Comer calango não é algo da cultura da região nordeste, aliais nunca vi isso lá.
Dê insetos.
Isso faz com esse seja um grupo fundamental para o funcionamento dos ecossistemas, pois ocupam diversos locais, atuando tanto como predadores (normalmente de pequenos artrópodes, como insetos e aranhas, mas existem lagartos que comem apenas plantas, como as iguanas) ou como presas (de animais serpentes, aves ou ...
Sempre estão próximos de alguma fenda ou de algo que atraia insetos e outros artrópodes, como lâmpadas e vegetais. São também muito confundidos com lagartixas (geckos), apesar de serem muito maiores que a lagartixa caseira.
Eles vivem em terrários que deve ser espaçoso o suficiente para que eles possam se movimentar sem problemas, deve conter muitas rochas, galho, areia, pedras e tudo aquilo que faça-o se sentir o mais próximo possível de seu habitat natural.
Para o habitat do animal, é necessário recriar aspectos climáticos dos trópicos. “Terrários amplos, com temperatura e umidade para clima tropical, lâmpada UVB, com água fresca sempre disponível, com oferta de tocas, são os mais adequados para estes animais”, orienta o especialista.
Cuidando da lagartixa. Forneça água diariamente. Dependendo do tipo de réptil, basta colocar água em uma tigela rasa (ou numa tigela borbulhante, para lagartos que não bebem água parada) e borrifar um pouco d'água nas paredes do aquário (apenas para lagartos arbóreos ou desérticos) para suprir suas necessidades diárias ...
Os filhotes de lagartixa preferem papinhas de bebe de damasco, banana, maçã e pêssego ou as frutas. Qualquer um dos itens pode ser comprado em mercados, mas lembre-se de evitar frutas cítricas ou papinhas que as contenham.
Ponha algum substrato no fundo do viveiro.
anfíbios