As redes cabeadas são feitas através de cabos físicos que interligam os dispositivos. Elas possuem um sinal livre de interferência, portanto disponibilizam maiores velocidades com maior segurança. Já as redes sem fio utilizam infravermelho ou ondas de rádio para realizar o envio e recebimento de informações.
Funciona por meio de cabos de Ethernet conectados ao modem e ao computador. ... Porém, a rede cabeada consegue conectar a apenas um dispositivo por vez, sendo preciso instalar mais de um ponto para um maior número de computadores, não pode ser utilizada por dispositivos móveis e também possui um maior custo de instalação.
Wireless, do inglês, significa “sem fio”. Logo, qualquer espécie de conexão sem cabo que tem por finalidade troca de informações pode ser chamada de wireless. O Bluetooth, o Infravermelho e o Wi-Fi são exemplos dessa tecnologia. ... Ambas as tecnologias são possíveis e proporcionadas por meio dos roteadores.
Robustez: uma rede sem fio pode sobreviver intacta em caso de um desastre (por exemplo, um terremoto); a comunicação continuaria garantida. Velocidade e facilidade: a instalação pode ser rápida, evitando a passagem de cabos através de paredes, canaletas e forros.
Uma das principais vantagens que a conexão por cabos oferece é a rapidez na troca de dados. É possível chegar à uma velocidade de tráfego de 1GBs facilmente. Para atividades que consumam uma maior capacidade de rede – como impressões, vídeo-chamadas ou edição de imagens – a conexão cabeada é a opção mais indicada.
→ Desvantagens
Cabos de fibra óptica são uma alternativa muito mais segura que os de cobre. Por usarem luz e não eletricidade, há menos risco de incêndio e interferências. Além disso, por não serem afetados por fatores ambientais, são mais eficientes permitindo que os sinais viajem mais tempo com menor degradação dos fios.
Como a fibra óptica consegue oferecer a melhor internet? É bem simples! Por ser revestida por um material dielétrico (imune a ondas eletromagnéticas), a fibra óptica não sofre interferência de outras redes de comunicação ao seu redor. Isso faz com que o seu sinal de conexão continua forte e estável.
Tipo de fibra utilizada Para a escolha correta do tipo de fibra a se utilizar, sugerimos a leitura do post “Conheça os padrões de mercado para fibras ópticas monomodo”. No caso do cabo drop, o ideal é o uso da fibra do tipo G. 657A2, por se tratar de uma fibra insensível à curvatura.
Olá, Basta você observar o cabo que chega ao seu modem. A internet de fibra óptica é disponibilizada através de um cabo de fibra ótica, específico e de pequeno diâmetro se comparado aos cabos coaxiais ou mesmo os cabos telefônicos que são meios de acesso a Internet convencional ( não de fibra ótica ).
A fibra multimodo tem uma distância máxima muito menor que a fibra monomodo, o que a torna uma boa escolha para aplicações locais. A fibra monomodo pode chegar a 40 km ou mais sem prejudicar o sinal, tornando-a ideal para aplicações de longa distância.
Segundo a publicação, os cabos de fibra óptica devem ser identificados como CFOAC-X-W-Z-CA-K.
Na infraestrutura de rede FTTH, basicamente são três os tipos de cabos de fibra óptica necessários:
Preciso dizer que a fibra óptica por si só é uma tecnologia muito barata e muito simples, com cabos que custam menos de US$ 0,01 por metro. Mesmo se você tiver cem fibras dentro de um cabo, ainda assim ele vai custar US$ 1 por metro. Acredito até que seja um cabo mais barato que o cabo de cobre.
Como conectar quando o cabo de fibra óptica está quebrado?
Basta ir no meu “Internet Banda Larga”, digitar o CEP e a página mostrará automaticamente todos os planos disponíveis, indicando preço, velocidade da conexão e quem oferece o serviço.