As dorsais oceânicas ou dorsais meso-oceânicas são feições do relevo submarino que apresentam elevações abruptas em altitudes muito superiores ao seu relevo circundante, formando verdadeiras cadeias de montanhas submersas.
Significado de Cordilheira substantivo feminino Grupo de montanhas; conjunto vasto de montanhas que se forma como resultado dos movimentos da crosta terrestre (ação orogênica). [Regionalismo: Mato Grosso do Sul] Mato que se forma nos barrancos dos rios. Etimologia (origem da palavra cordilheira).
Orogénese ou orogênese (do grego: Oros, montanha; e genesis, formação), ou ainda orogenia, é o conjunto de processos que levam à formação ou rejuvenescimento de montanhas ou cadeias de montanhas produzido principalmente pelo diastrofismo (dobramentos, falhas ou a combinação dos dois), ou seja, pela deformação ...
Resposta. é uma cordilheira submarina que se estende sob o Oceano Atlântico e o Oceano Ártico, desde a latitude 87ºN até à ilha subantártica de Bouvet, à latitude 54ºS. Os pontos mais elevados desta cordilheira emergem em vários locais, formando ilhas.
A Cordilheira dos Andes é uma formação geológica em forma de uma extensa região de cadeias montanhosas que se estendem ao longo da costa oeste da América do Sul. Caracteriza-se, além de suas elevadas altitudes, por ser a mais extensa cordilheira continental do mundo.
O deslizamento lento da placa oceânica para o manto carregou uma camada grossa de sedimentos do fundo do mar, que se depositou na borda da placa da Eurásia — uma camada arenosa que mais tarde seria compactada e formaria rochas no topo das montanhas.
No Himalaia, a maioria das pessoas se sustenta cultivando alimentos e criando animais. Arroz, milho, trigo, painço e cana-de-açúcar são algumas das principais culturas. Em alguns vales, pomares de árvores frutíferas produzem maçãs, pêssegos, peras e cerejas.