A CK-MB e troponina são consideradas padrão ouro para o diagnóstico do IAM, embora a troponina I seja mais sensível do que a CK-MB durante as primeiras horas após o infarto. CK-MB é um ótimo sinalizador de lesão miocárdica, utilizada para visualizar o processo lesivo e monitorar pacientes diagnosticados.
A principal causa do infarto agudo do miocárdio é a aterosclerose, que corresponde ao acúmulo de gordura dentro dos vasos sanguíneos, em formas de placas, que podem dificultar a passagem de sangue para o coração e, assim, causar o infarto.
"O diagnóstico do infarto é geralmente feito por um serviço de saúde de emergência, com base nos sintomas e nos resultados do eletrocardiograma - que, em muitas situações, sugere a interrupção da circulação no coração -, e de exames de sangue que medem o nível de enzimas resultantes da destruição de células cardíacas.
Eletrocardiograma. Alterações do segmento ST (supra ou infradesnivelamento) e da onda T compatíveis com isquemia miocárdica são manifestações eletrocardiográficas comuns em pacientes com IAM perioperatório, sendo comprovadamente preditoras de eventos cardíacos nesses pacientes.
Nas síndromes coronarianas agudas podem aparecer três tipos de alterações no ECG14: onda Q anormal: a anormalidade se verifica quando a onda Q é maior do que um terço do complexo QRS, indicando que há uma área miocárdica que está eletricamente inativa, ou seja, infartada; onda T invertida; elevação do segmento ST: ...
O exame do holter de 24 horas consiste em um "eletrocardiograma de 24 horas", onde o aparelho é colocado no paciente no início do exame e após 24 horas o paciente retorna na clínica para que o funcionário que instalou o aparelho possa retirá-lo.