Já o processo de AGLUTINAÇÃO consiste na junção de duas ou mais palavras, também com o objetivo de formar uma terceira palavra, porém uma delas ou as duas sofrerão alguma mudança na sua forma, ganhando ou perdendo letras, fonemas ou morfemas.
Aglutinação de glóbulos vermelhos sob a ação de aglutininas específicas. Pode ser imune ou não imune, como a causada por vírus ou por outros microrganismos.
ABO: TIPAGEM REVERSA: Determina a presença ou ausência dos anticorpos ABO (anti-A e anti-B) no plasma ou soro.
Existem dois tipos de aglutinogênio ou antígeno – A e B – e dois tipos de aglutinina ou anticorpo – anti-A e anti-B. Pessoas do grupo A possuem aglutinogênio A nas hemácias e aglutinina anti-B no plasma. As do grupo B têm aglutinogênio B nas hemácias e aglutinina anti-A no plasma.
Quando observamos o sistema ABO temos, nas hemácias, dois tipos de proteínas (antígenos) denominadas aglutinogênios A e aglutinogênios B, responsáveis pela determinação do fenótipo sangüíneo.
o Grupo B: Possuem antígeno chamado aglutinogênio B; o Grupo AB: Possuem os dois antígenos, aglutinogênio A e B; o Grupo O: Não possuem nenhum dos dois antígenos.
Aglutininas são anticorpos do plasma sanguíneo específicos contra determinados aglutinogênios. É uma proteína que combate o aglutinogênio estranho do organismo. Susceptível de causar a aglutinação de microrganismos e dos glóbulos vermelhos que contêm o aglutinogênio.