Significado de Homogeneidade substantivo feminino Particularidade, característica ou condição daquilo que é homogêneo; homogenia. ... Etimologia (origem da palavra homogeneidade).
Com a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial.
Um dos exemplos de globalização cultural é o Halloween, uma festa típica na América do Norte que passou a ser comemorada em diversos lugares, como no Brasil. Outra coisa simples pode ser notada: na praça de alimentação de um shopping você encontra comidas típicas de vários lugares do mundo.
O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário.
A integração comercial com os países do Oriente sedimentou a formação de um amplo mercado consumidor interessado na compra de produtos manufaturados e especiarias provenientes de países como Índia e China. No entanto, esse comércio era caracterizado por alguns entraves que impediam sua expansão.
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras.
Os portugueses optavam por se instalar no litoral, enquanto os espanhois adentravam o território, obrigando a população nativa a trabalhar na exploração de metais preciosos - que foi também importante para Portugal, embora esta potência tenha primeiro explorado outras riquezas naturais, como a madeira e os alimentos.
Explicação: O país alcançou a estabilidade política e a paz interna, fatores que propiciaram o florescimento e crescimento do comércio estimulando, desse modo, as riquezas do reino. Essas condições foram fundamentais para colocar em prática a política de expansão marítima destinando recursos para as grandes navegações.
Portugal e Espanha foram os primeiros países a se unificar, de modo que foram os primeiros "países" da Europa. Isto fez com que a burguesia nacional adquirisse um papel de destaque, de modo que foi capaz de reunir capitais que permitiram que investissem pesado em seus "negócios".