Dicas para treinar e domesticar papagaios
Coloque a gaiola numa zona calma, com luz solar indirecta e abrigada da chuva e do vento. Evite barulhos intensos, fumo e mantenha a gaiola limpa. O espaço deve ser bem ventilado e com uma temperatura amena. Isto vai contribuir para que a ave se sinta segura.
Use tesoura para cortar as penas primárias em cada asa, abaixo das penas de proteção (pequenas) que recobrem as primárias (penas de voo). Você pode cortar de 6 a 8 penas de voo das duas asas. 7. Caso você corte ou danifique uma pena que tenha sangue, arranque-a na base comum alicate ou uma pinça.
Coloque a ave de costas e se o pato não for acostumado a ter suas asas cortadas, envolva-o em uma toalha, deixando a sua cabeça e pescoço descobertos. Retire uma asa de dentro da toalha e estenda-a completamente, segurando-a gentilmente pelo osso do pulso.
Como cortar as unhas de um papagaio
O papagaio pode ficar com as unhas afiadas e longas, sendo desconfortável para o proprietário tê-lo no braço ou ombro. O corte das unhas deve ser feito com cuidado, pois pode sangrar. A pontas aparadas podem ser arredondadas com uma lixa de unha.
Você deve segurar o pássaro com a palma de uma das mãos, tomando cuidado para não aperta-lo demais, em seguida utilize os dedos de uma das mãos para segurar a perna e com a outra mão faça o corte da unha. Você poderá usar um cortador de unhas ou então lixar a ponta da unha com uma lixa de manicure.
Se tiver um poleiro de cimento, pedra-pomes ou mineral em sua gaiola, o pássaro desgastará as unhas e bico até que estejam em boas condições. Após comer, ele limpará o bico no poleiro, desta forma lixando e afiando-o. Compre um poleiro feito especialmente para o seu tipo de pássaro.
O “bico de papagaio” ou osteofitose se manifesta quando os ligamentos e as cartilagens que envolvem as vértebras se calcificam, como forma de estabilizar a estrutura desgastada. O problema tem maior incidência na região lombar, mas pode atingir outras partes da coluna.
O crescimento excessivo é uma das repercussões, assim como sofrer desgaste, descamação ou fratura. Entre as causas do problema estão traumas por briga ou uso inadequado do bico em materiais rígidos demais, como peças de metal ou grades de gaiola.
verde
Características físicas. As diferentes espécies de papagaio guardam algumas características comuns. São pássaros médios, atingindo entre 30cm e 40cm. A cor predominante é o verde, e, geralmente, apresentam manchas amarelas, laranjas e azuis, que o deixam com um charme irresistível!
Nome comum: Papagaio comum, papagaio verdadeiro ou louro. Características: É um dos papagaios mais procurados pelo homem por ser um animal de fácil domesticação o por ser o melhor falador da família psittacidae. Apresenta testa e nuca azuis, cabeça amarela, bico escuro e o restante do corpo é verde.
Por causa da tagarelice, os papagaios, também chamados de louro, vez por outra, estão metidos em confusões. ... Essa habilidade, muito rara entre as aves, faz com que os papagaios sejam muito procurados como animais de estimação. No Brasil, especialmente, o papagaio é uma ave muito popular.
Eles começam com imitação dos sons emitidos pelos pais a fim de se comunicar com a família e com outros indivíduos. Por isso mesmo, acredita-se que quando estão em cativeiro, os papagaios compensam essa falta de comunicação com outros indivíduos da espécie imitando nossos sons.
Dentre as doze espécies citadas acima, a mais comum no país é o Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), encontrado do Piauí ao Rio Grande do Sul, e conhecido por ser o “melhor falador” entre todos. Ele é o famoso Louro ou Loro. Esta espécie mede entre 35 e 37 centímetros de comprimento e pesa cerca de 400 gramas.
Biologicamente falando, as 4 aves são completamente diferentes, já que nenhuma delas faz parte do mesmo gênero. A maritaca faz parte do gênero Pionus, a maracanã faz parte do gênero Primolius, o periquito faz parte do gênero Brotogeris e o papagaio faz parte do gênero Amazona.
Outro método para saber o sexo de um pássaro pelo olhar é observar a zona traseira do animal, na área próxima ao ânus, na parte posterior do corpo. Nos machos, poderá se notar uma pequena protuberância. Apalpar a zona com os dedos é uma opção, caso persistam as dúvidas.
Para realizar uma palpação púbica, deve-se pegar o louro com cuidado, coloca-lo de barriga para baixo e apalpar, sem pressionar muito, os ossos da pélvis, justo acima do ânus. Se for fêmea, é possível poder perceber uma separação entre os ossos do púbis, que pode chegar a medir mais de meio centímetro.
As araras conseguem fazer um ruído bastante alto. Enquanto os papagaios usam sua voz mais para repetir o que ouvem, num tom mais mediano – inclusive falam muito bem.
“Quando doente, a ave diminui a atividade, fala menos, e fica mais encolhida e com penas arrepiadas. Na natureza, o papagaio é considerado uma presa.