O cerebelo é uma região do cérebro que tem como função controlar os movimentos voluntários do corpo, a postura, a aprendizagem motora, o equilíbrio e o tônus muscular. ... Ele é dividido anatomicamente em dois hemisférios laterais denominados de hemisférios cerebelares e uma região mediana, denominada vérmis.
O controle motor A informação sensorial é captada pelos receptores sensitivos e transmitida a centros apropriados no Sistema Nervoso Central (SNC), onde é interpretada e traduzida num programa motor apropriado. Em seguida, o programa motor é exe- cutado, músculos selecionados são engajados, e tem início o movimento.
Os controles motores são atividades de processamento de informação executadas pelo nosso sistema nervoso central que nos permite organizar, mover e coordenar os nossos movimentos e músculos. É um elemento essencial da vida humana e nos permite realizar muitas das nossas atividades diárias.
A diferença entre aprendizagem motora e controle motor é basicamente que: ... Enquanto que, o controle motor é o resultado da integração de informações sensíveis e motoras (aprendizagem motora) pelo controle do sistema nervoso central (SNC).
TERMOS CHAVE APRENDIZAGEM MOTORA: Mudança interna no domínio motor do indivíduo, deduzida de uma melhoria relativamente permanente em seu desempenho, como resultado da prática.
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.
PRINCÍPIOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR PRINCÍPIO DA TOTALIDADE Todo comportamento que a criança apresenta é resultado da união de vários aspectos: motores, cognitivos, afetivos e sociais. Por esse princípio devemos observar o aluno como um todo, nas suas relações com o outro, com o ambiente e consigo mesmo.
Além dos fatores teratogênicos e dos erros genéticos, outros fatores, tais como: (1) a idade da mãe, (2) paridade, (3) nutrição, (4) incompatibilidade de Rh, (5) anormalidades genéticas, (6) posição fetal, (7) estresse materno, (8) ocupação da mãe também podem afetar o desenvolvimento humano (GABBARD, 2000).
O desenvolvimento motor e o processo no qual ocorre uma maturação do sistema nervoso central (cérebro) permitindo que tanto receba informações do meio quanto interaja com o meio ambiente. ... Isso ocorre através de estímulos.
O trabalho de Estimulação Essencial acelera o desenvolvimento global da criança deficiente aumentando as possibilidades desse aluno interagir com maior o qual vive permitindo assim, uma relação com seu meio.
Uma criança adequadamente estimulada tem mais capacidade de aprendizagem e facilidade em adaptar-se ao seu meio, e de relacionar-se com as outras pessoas. ... Ela é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil na medida em que a criança pode transformar e produzir novos significados.
Boa parte do aprendizado das crianças vem daquilo que elas observam. Isso significa que uma família de bom nível intelectual, uma escola de qualidade e um meio ambiente rico em estímulos permitem que a criança vá melhorando, cada vez mais, sua capacidade de aprendizagem. ...
Estímulos desde a infância
A estimulação precoce é um termo que abrange uma variedade de estímulos para auxiliar o desenvolvimento motor e cognitivo de lactentes e crianças. Pode ser definida como um programa de acompanhamento e tratamento multiprofissional para recém-nascidos de risco ou com alguma deficiência.
A estimulação essencial surge, então, como ação combinada de saúde e de educação. Aplicada em bebês e crianças – com ou sem deficiências ou doenças –, visa superar dificuldades e evitar atrasos no desenvolvimento físico e intelectual.