Você sabia que o papel alumínio – aquele que você utiliza para cobrir alimentos – é um ótimo material para afiação? Para isso, basta fazer uma pequena bolinha com ele e ir picotando-a com o alicate. Puxe pedaços e, quanto mais fizer, mais estará amolando. Repita o processo por cinco minutos.
Por isso, confira abaixo as melhores dicas de como amolar alicate de unha sem gastar nada e sem sair de casa....1. Com lixa de unha
O modo ideal de amolar seu alicate e deixá-lo como novo é utilizando uma lima fina, um acessório feito para esse fim. Com o alicate aberto, passe a lima de fora para dentro de um dos lados do fio, em um movimento de vai e vem por toda a lâmina.
Como amolar tesoura de unha Essa técnica serve tanto para tesoura quanto para alicate de unha. Dobre o papel alumínio deixando o lado mais brilhante para fora, passe na tesoura pegando dos dois lados, puxando de baixo para cima ou em vai e vem.
Coloque uma das lâminas da tesoura no torno de bancada com a ponta virada para fora. Preste atenção ao formato da lâmina. Um lado da lâmina deve ser curvado para baixo resultando na extremidade afiada, ao contrário do outro lado. Posicione a tesoura de modo que o lado em ângulo fique voltado para cima.
Está precisando amolar alicates, facas ou tesouras mas não quer gastar comprando equipamentos específicos para isso? Bom, basta você pegar uma caneca de porcelana, virá-la de cabeça para baixo e passar a parte cortante dos itens nas bordas do fundo da caneca por cerca de 20 vezes.
Afiador de Facas e Chaira Tudo o que você vai precisar fazer, é passar a lâmina no afiador (como você faria com uma faca), no sentido da base até a ponta. Se encontrar dificuldade, você pode desparafusar aquele parafusinho no meio da tesoura e fazer o processo em cada um dos lados. Depois é só parafusar novamente.
Na caneca de cerâmica Para deixar a sua faca afiada novamente, basta molhá-la e passá-la, da ponta até o cabo, no fundo da caneca. A faca fica amolada porque o fundo áspero da caneca funciona como um atrito para lâmina.
Tudo que você precisa fazer é molhar a lâmina de sua faca e passá-la, da ponta até o final do corte, no fundo da caneca. O contorno, normalmente áspero do fundo desses recipientes de cerâmica funcionam como um atrito para a lâmina, que fica afiadíssima em menos de 1 minuto.
Veja como fazer:
Você deve deslizar toda a lâmina da faca contra a chaira, começando pela base e indo até a ponta. Não é necessário fazer isso muitas vezes. Cerca de 5-10 vezes de cada lado da lâmina é suficiente.
Passe a superfície da lâmina por toda a extensão da pedra em movimentos contínuos, até criar uma rebarba. Faça isso de um lado da faca e depois do outro, mantendo o mesmo número de vezes. Após concluir o processo de afiação, utilize uma Chaira para assentar o fio de corte.
Segure uma ponta da lâmina do aparador usando luvas, com a outra ponta presa com força na morsa. Inspecione a lâmina com atenção e tente identificar seu fio de corte. Esse será o ângulo que você tentará imitar. Comece a limar nesse mesmo ângulo com a lima de rugosidade média.
Segure a faca pelo cabo e posicione o dedo em cima da ponta. Passe a faca na pedra de afiar deslizando da ponta em direção ao cabo, fazendo uma leve pressão durante o movimento. Repita esse processo seis vezes de cada lado. Se atingir um bom adiamento com essa primeira etapa, pode finalizar.
Uma vez que todo objeto cortante é definido por este ângulo de afiação, que fica em torno de 20º para facas, ao raspar a lâmina em uma superfície mais abrasiva e dura (geralmente uma pedra) a faca é afiada, ganha um novo fio.
Tipos de fio e afiação
O fato de a afiação de facas ser um processo por abrasão, envolve altíssimas temperaturas, na zona de atrito do rebolo com a peça. Fato este que deve ser minimizado ao máximo com uma refrigeração eficiente, durante o processo de afiação, para manter a alta performance da faca.
Você pode usar óleo mineral, vegetal ou até mesmo azeite de oliva. Esfregue o pano no aço, no sentido dos riscos originais, para dar brilho. Adicione mais óleo se necessário. Continue esfregando até polir toda a superfície.
Se o aço inox estiver manchado, use uma mistura de água quente com duas colheres de suco de limão ou vinagre branco. Deixe agir por 15 minutos, esfregue com uma esponja macia, enxague e seque. Para retirar riscos, use uma mistura de 750 ml de vinagre branco com duas colheres de óleo de bebê.
Misture álcool de uso doméstico e bicarbonato de sódio até formar uma pasta cremosa. Aí é só aplicar na peça com uma esponja ou pano macio, enxaguar com água morna, secar com pano de prato para evitar manchas e pronto: tudo brilhando e limpo como novo!
Talvez amenize os riscos usando uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, adicione água até formar uma pasta homogênea e compacta. Passe com uma flanela. Aldemir: Há um produto da 3M chamado Brilho Inox que pode ajudar mas te adianto que os riscos não são fáceis de sair.
Borrife WD-40 e use um pano mais áspero, podendo ser também um lixa bem fina e macia. Indo na direção da origem do risco, faça movimentos gentis no risco. Não aplique muita pressão ou riscará ainda mais a superfície.
O processo de soldagem em si pode ser com eletrodo revestido, MIG/MAG ou TIG. Já o acabamento é que mora o grande mistério. No aço carbono basta lixar e está igual ao perfil ou barra que foi soldado, já no inox não você tem que fazer todo um processo de lixamento e polimento.
O aço inoxidável, também conhecido como inox, é muito suscetível a manchas e marcas d'água. Assim, é preciso polir as peças feitas do material regularmente para deixá-las brilhantes. Para isso, você pode usar água, produtos não tóxicos, como vinagre ou azeite de oliva, ou algum produto de limpeza especializado.
Chapas em Inox – R$ 23,00 por kg.
Conheça as principais considerações a seguir.
Argônio
O aço não criar microfissuras, evitando o desenvolvimento de bactérias e pode ser usado em qualquer etapa da produção de alimentos. ... Um dos principais benefícios do aço inox é com relação à facilidade de higienização, mantendo sua superfície livre de resíduos, o que é de suma importância para a indústria alimentícia.
A soldagem de aços inoxidáveis é feita na maioria das vezes dentro da faixa de corrente 50-100 A. A corrente mais elevada empregada em eletrodos de diâmetro 5 mm é de cerca de 200 A e, em eletrodos sintéticos, de 300 A até 330 A.