Elas têm iniciais em inglês: j (de jack, valete). Q (de queen, dama ou rainha) e K (de king, rei).
Os valores numéricos vão de 2 a 10, além de um “Ás”, que corresponde a 1, um valete (representado pela letra J, vale 11), uma Rainha (letra Q, vale 12) e um Rei (letra K, vale 13).
O baralho é constituído por 52 cartas (espaço amostral), sendo 26 vermelhas e 26 pretas. Possui 4 naipes: copas, ouro, paus e espadas.
Kemps é jogado com o baralho completo (excetuando-se os dois coringas/jokers) e é jogado em duplas, no qual os jogadores da dupla ficam de frente. Inicialmente, embaralham-se as cartas e cada jogador recebe 4 cartas. Outras 4 cartas são colocadas com face voltada para cima (ou seja, com seus valores visíveis) na mesa.
Copas Fora - São utilizadas 40 cartas (cartas de valor de 8 a 10 são removidas do baralho). A ordem das cartas é a mesma da sueca, ou seja: 2, 3, 4, 5, 6, Q, J, K, 7, A (crescente). A dama de espadas é conhecida como miquilina e vale 10 pontos.
Estratégias
O objetivo deste jogo é formar uma sequência, colocando cada carta com o valor, na posição correta.Um exemplo de como jogar se inicia com oprimeiro participante pegando a primeira carta do monte. Ela indicará qual das cartas da sequência deve ser substituída.
O Jogo. Após a distribuição das cartas o primeiro jogador compra uma carta do maço, tenta formar jogos e se possível bater. Descarta uma carta dando início a lixeira. Quando o jogador descarta uma carta, a vez é passada ao jogador seguinte, seguindo o sentido horário.
Local: sala de aula, pátio ou quadra Depois de embaralhadas e distribuídas todas as cartas, cada criança faz um monte com suas cartas, com as faces voltadas para baixo. A criança que começar a jogar deverá puxar a carta do topo de seu monte, colocar no centro da mesa e falar claramente “Ás”.
3.
O objetivo do jogo é fazer o máximo de pontos que são os valores somados das cartas "baixadas" por cada dupla, e das "canastras" (sequência de sete ou mais cartas de mesmo naipe), sendo que a canastra "limpa" (sem curingas) vale 200 pontos, a "suja" vale 100 pontos e os jogos que não chegaram a formar canastra valem ...
O jogador que bater com as onze cartas iniciais, pegará as onze cartas de seu morto e o jogo continuará como antes. No jogo de parceria, cada morto corresponde a uma dupla. Se quem já pegou o morto tornar a bater, terminará a partida, mas para isso precisa-se de pelo menos uma canastra limpa.
Significado de Canastra Espádua, costas; corcunda. Gír. Canoa, diligência policial. Jogo carteado, habitualmente entre quatro pessoas, com dois baralhos de 52 cartas e quatro curingas, e que consiste em fazer o maior número possível de séries de sete cartas do mesmo valor, ou do mesmo naipe em sequência.
A Canastra tradicional é jogada por 2 ou 4 participantes (duplas), com dois baralhos de 52 cartas. No caso de suas variações, essa regra se altera um pouco. No Buraco Fechado, por exemplo, são utilizados dois baralhos de 52 cartas mais 2 coringões (Joker).
O jogo é composto de 104 cartas, ou seja, dois baralhos sem o Joker. Cada jogador recebe 11 cartas, e dois mortos para cada um. Ganha, assim como no Buraco, quem fizer o maior número de pontos. Neste, diferente da Canastra, pode ser feita a trinca, ou lavadeira, como também é chamada, e não faz uso do Curinga (Joker).
Cada jogador vai receber 3 cartas (retire as de figuras) e com elas deve formar o maior número possível. Por exemplo, se a pessoa recebeu os números 4, 6, 3 deve formar o número 643 para ganhar as cartas. Os jogadores devem mostrar o número que montaram para a mesa.
As cartas são colocadas de face para baixo. Cada jogador tira uma carta do fim do baralho e coloca em cima da mesa com a face virada para cima. Ganha a carta do adversário aquele que tiver a carta maior (animal mais rápido - com mais estrelas).