Documentos históricos são compreendidos como artefatos produzidos por personagens que viveram em épocas antigas, como pergaminhos, ou quaisquer outros tipos de fontes de escrita.
Os documentos históricos nos ajudam a identificar e relembrar momentos importantes. São eles: escritos, iconográficos, materiais, visuais, sonoros e orais!
Todos os documentos, registros , ou evidencias de experiências humanas são registros históricos.
Documento histórico escrito é qualquer tipo de informação que foi passada para o papel, independente do fim, e que nos ajude nesta tarefa, sendo exemplos disto coisas que variam desde as Constituições e Declarações de Guerra a coisas como diários e anotações.
Escrito -> documentos, manuscritos em gerais, livros, etc. Não escrito -> fotos, desenhos, pinturas, etc.
São exemplos de documentos escritos a Constituição Brasileira de 1988, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América.
Resumo: A documentação arquitetônica consiste no processo sistemático de aquisição, tratamento, indexação, armazenamento, recuperação, disponibilização e divulgação de dados e informações, gráficas e não gráficas, bem como de seus metadados, sobre as edificações.
Documento é um conjunto constituído por um suporte [peça] e pela informação que ele contém, utilizáveis para efeitos de consulta ou como prova. ... A finalidade dos documentos é servir de prova, segundo Rousseau e Couture (1994, p. 157) na idade média documentos eram conservados unicamente por causa do seu valor.
O PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los.
Bellotto (2006, p. 254) nomeia os arquivos comerciais ou empresariais como "arquivos econômicos". A autora aponta que esta espécie de arquivo "compreende a documentação gerada por empresas comerciais, industriais, financeiras ou de serviços, de pequeno, médio ou grande portes".
Dentre os indicativos de preservação, é recomendado evitar contato direto da luminosidade, sendo preferível acondicionar o documento em caixas ou pastas. A umidade relativa ideal do ar deve ficar entre 50% e 55%, e a temperatura em 20ºC.
O arquivo de um jornal é o registro de várias dimensões da história. Marca não apenas a cronologia dos acontecimentos, mas grava as mudanças da língua, e, por tabela, plasma as transformações dos hábitos e interesses de quem a emprega.