Hálito cetônico é quando eliminamos pela respiração algumas substâncias chamadas corpos cetônicos. Nós produzimos essas substâncias em grande quantidade quando estamos mais de 12 horas em jejum, especialmente quando fazemos uma restrição radical de carboidratos.
Infecções na boca: cáries, tártaro e abscessos dentários podem provocar mau hálito em crianças de qualquer idade. Boca seca: quando uma criança respira pela boca (comum em crianças alérgicas por estarem com o nariz entupido ), a saliva deixa de remover as bactérias, provocando mau hálito.
O hálito cetônico provém da formação indevida de corpos cetônicos em alta quantidade no organismo. Isso acontece quando o corpo não consegue transformar glicose em energia, por insuficiência de insulina, e recorre a outros meios.
Para eliminar o mau hálito de uma vez por todas deve-se comer alimentos de fácil digestão, como saladas cruas, manter a boca sempre úmida, além de manter a boa higiene bucal, escovando os dentes e passando o fio dental todos os dias.
Procure um dentista estomatologista ou periodontista para eliminar possíveis causas. Beba bastante água, evite longo períodos sem se alimentar, Capriche na higiene bucal, mantenha a glicemia em níveis adequados e utilize, de vez em quando, goma de mascar ou balas sem açúcar, para aumentar o fluxo de saliva.
Soltar até 20 gases por dia é normal e cheiro depende do tipo de bactéria.