Trata-se de um método de impressão a partir de imagem desenhada sobre base, em geral de calcário especial, conhecida como "pedra litográfica". Após desenho feito com materiais gordurosos (lápis, bastão, pasta etc.), a pedra é tratada com soluções químicas e água que fixam as áreas oleosas do desenho sobre a superfície.
1. Arte de desenhar e escrever em pedra, para obter reproduções em papel. 2. Impressão obtida pela litografia.
A Litografia foi usada extensivamente nos primórdios da imprensa moderna no século XIX para impressão de toda sorte de documentos, rótulos, cartazes, mapas, jornais, dentre outros, além de possibilitar uma nova técnica expressiva para os artistas. Pode ser impressa em plástico, madeira, tecido e papel.
Xilogravura: gravura feita em madeira cuja imagem tem de ficar as avessas para quando for passada ao papel fique na posição certa. Litogravura: Processo de impressão em pedra (calcário), baseado na repulsão da água aos corpos graxosos. Os traçados são feitos com carvão litográfico.
Litografia ou litogravura (do grego λιθογραφία, de λιθος-lithos, pedra e γραφειν-graféin grafia, escrita) é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária ou placa de metal) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo.
A linóleogravura é uma técnica de reprodução de imagem, onde o desenho é gravado (cavado) em uma placa que lembra uma borracha, utilizando goivas (pequenos formões) como ferramenta. Após a gravação, a matriz (placa) recebe a tinta, o papel e vai para prensa, com isso é só colocar a gravura para secar.
1. Tecido impermeável feito de uma base de juta a que se aplica óleo de linhaça, cortiça em pó e resina. 2. Tapete ou cobertura feita com esse tecido.
Placa de Linoleo Placa macia de altíssima qualidade, utilizada para técnicas de Linóleo Gravura.
Não se trata de regra a ser seguida, mas pode ser bastante útil quando da impossibilidade de usar papel menos poroso na impressão. Na xilogravura é praxe o uso de papel branco ou creme e tinta preta, mas outras cores de tintas e de papéis podem e devem ser utilizadas.
A gravura é uma técnica artística, na qual é possível imprimir várias cópias de uma imagem a partir de uma matriz. Para se fazer uma gravura é necessário um suporte (matriz) na qual será feito o desenho. Esse suporte é entintado e a imagem é impressa no papel.
Foi assim que com o auxílio de designers, antropólogos e artistas mais experientes, os artesãos aprenderam a aplicar suas matrizes em suportes dos mais variados, como por exemplo, cartões postais, catálogos, rótulos, agendas e toda uma gama de produtos gráficos.
Resposta. A xilogravura é um processo de impressão que utiliza como matriz um carimbo de madeira. A superfície da placa recebe uma cobertura de tinta (normalmente composta de óleo e fuligem) e é então impressa sobre o papel.
Como fazer xilogravura:
De forma simples, a xilogravura é uma técnica em que o artista entalha a madeira, pinta as suas partes elevadas e, por fim, pressiona a madeira em papel ou tela. ... Foi por meio da xilogravura nordestina que o cordel conquistou seu espaço em outras partes do Brasil.
A xilogravura era uma espécie de forma onde se faziam os desenhos para depois serem impressos, ou seja, era uma técnica ou arte de fazer desenhos em madeiras, por isso a literatura de cordel tem uma relação muito próxima com a xilogravura, pois os desenhos dos cordéis eram feitos utilizando esta técnica.
Como Fazer um Cordel: