As medidas de dispersão são amplitude, desvio, variância e desvio padrão e são usadas para determinar o grau de variação dos números de uma lista com relação à média.
Para encontrar o coeficiente de variação, devemos multiplicar o desvio padrão por 100 e dividir o resultado pela média. Essa medida é expressa em porcentagem. O coeficiente de variação é utilizado quando precisamos comparar variáveis que apresentam médias diferentes.
São exemplos de medidas de dispersão EXCETO:
Amplitude é uma medida escalar negativa ou nula ou positiva da magnitude de oscilação temporal de uma onda, caso esta apresente alternâncias em torno do eixo [horizontal, usualmente] do tempo.
O som é uma vibração que se propaga pelo ar transmitindo energia, mas nunca matéria. ... Os sons de frequências menores que 20 Hz são chamados de infrassons, enquanto os sons de frequências superiores a 20.
O som é produzido ao criarmos algum tipo de mecanismo que altere a pressão do ar em nossa volta. ... Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas.
Som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; é uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais, como os sólidos, líquidos ou gasosos. ... Os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma frequência entre 20 Hz e 20 000 Hz.
As características do som pautadas em partitura são quatro: altura, duração, intensidade e timbre.
O som apresenta as seguintes quatro características: Intensidade, Duração, Altura e Timbre. ... Ou seja um timbre pode ser grave ou agudo, independentemente se eles estão na mesma frequência, analisamos e diferenciamos pelo o timbre agudo ou grave quando se propagado.
Tipos de som: ruído, fala, música e silêncio
São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.
Dentro de sua escala geral, as frequências podem ser divididas em três tipos: infrassom, ultrassom e som audível. E apenas as que se encontram neste último caso conseguem ser percebidas pelo ser humano.
– Infrassom: abaixo de 20Hz; – Ultrassom: acima de 20KHz. O som, fisicamente, é uma variação muito pequena e rápida na pressão atmosférica – acima e abaixo de um valor fixo (estático), como uma onda senoidal. ... O ruído, de uma forma geral, será quaisquer sons que nos é desagradável.
Palavras que representam sons
No caso dos jogos sonoros aqui recortados, a regra consiste na semelhança sonora entre as palavras. ... Em outras palavras, trata-se dos momentos em que, de forma dominante, a criança joga com os sons dos significantes de sua língua materna.
A localização dos sons É por isso que o nosso sistema auditivo conta com a audição bineural: a informação auditiva captada por cada ouvido. Através dessa audição “tridimensional”, conseguimos detectar as distâncias e direções da fonte sonora, organizando e reconstruindo diversos elementos sonoros que nos rodeiam.
Quando nascemos, já temos no próprio corpo vários instrumentos musicais, pois ele possui ritmos e sons internos e externos, como os batimentos do coração, o ato de respirar (inspiração e expiração), o choro, o ronco, os movimentos produzidos dentro e fora da boca, na língua, lábios e dentes e os sons da barriga.
a) SONS COM AS MÃOS: Golpear uma mão com a outra em forma de concha, que produzirá um som mais grave; Agora com as mãos planas e os dedos esticados, que produzirá um som mais agudo; Outros: mãos na barriga, mãos no peito, mãos nas coxas, mãos no rosto, mãos na boca.
Sons produzidos
Voluntários ou involuntários, volumosos ou sutis, alguns sons estão tão incorporados no cotidiano que já nem conseguimos identificá-los como tais: ronco, palmas, assobio, estalo de dedo, respiração, espirro, esfregar de mãos, soluço...
Ronco e estalos de ossos estão entre os sons que produzimos. ... O sistema respiratório é o que mais produz sons no corpo humano. A começar pela própria respiração, que fica bem mais barulhenta quando estamos ofegantes por algum motivo.
A partir de pesquisas e criações de Fernando Barba e também de seu contato com o musico Stênio Mendes, o Barbatuques deu origem a diferentes técnicas de percussão corporal, percussão vocal, sapateado e improvisação musical, desenvolvidas em suas experiências coletivas e somadas à bagagem individual de seus integrantes.