Quais So Os Objetos De Ensino De Lngua Portuguesa?

Quais so os objetos de ensino de lngua portuguesa

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define os conhecimentos e as habilidades que todos os alunos devem desenvolver no período escolar. Logo, ela abarca toda a Educação Básica, que vai desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Já os analíticos propunham começar no sentido oposto, o que garantiria uma visão mais ampliada do aluno sobre aquilo que estava no papel, facilitando o seu entendimento. Pelo modelo, o ensino partia das frases e palavras, decompostas em sílabas ou letras.

O relato do Exemplo 7 nos remete indiretamente a algumas estratégias de ensino sugeridas em diretrizes oficiais, a exemplo do encaminhamento apresentado na BNCC (BRASIL, 2017), que será focalizada mais diretamente em seções posteriores deste artigo. Na área de Ciências Humanas do referido documento, encaminham-se a valorização e a problematização das “vivências e experiências individuais e familiares trazidas pelos alunos, por meio do lúdico, de trocas, da escuta e de falas sensíveis, nos diversos ambientes educativos (bibliotecas, pátio, praças, parques, museus, arquivos, entre outros)” (BRASIL, 2017, p. 307). Tais orientações com propósito de estímulo à pesquisa na escola estão alinhadas às recomendações das demais áreas do conhecimento (Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza).

A meta da disciplina é permitir que os estudantes leiam e produzam textos de qualidade, além de desenvolver a oralidade

A meta da disciplina é permitir que os estudantes leiam e produzam textos de qualidade, além de desenvolver a oralidade

Para que o cidadão seja considerado cientificamente alfabetizado ou, até mesmo, letrado, pressupõe-se que seja familiarizado com usos da escrita característicos das atividades interativas em torno da produção, circulação ou consumo de conhecimentos científicos. A conscientização crítica das pessoas no tocante aos impactos da ausência ou da presença da produção científica e tecnológica na sociedade também informa as especificidades da alfabetização e do letramento tematizados nesta seção.

Além disso, há um intercâmbio entre o oral e o escrito, já que, em alguns casos, aquele que expõe oralmente também preparou por escrito a apresentação, e aquele que ouve anota dúvidas e se prepara para dialogar com o apresentador buscando esclarecer alguns pontos e participar da discussão. Isso implica um trabalho com as relações entre língua falada e língua escrita, considerando também a presença de outras linguagens como a gestualidade, a expressão facial, os elementos semióticos oriundos das TDIC etc. Assim, a composição do discurso oral assume características específicas de acordo com as necessidades de comunicação dos interlocutores envolvidos. O discurso oral, portanto, deve ser tomado como objeto de conhecimento visando levar tanto ao aprendizado de práticas escolares em que a oralidade se faz presente, como também contribuir para a participação do aluno na vida pública. Essa perspectiva de trabalho leva naturalmente à formação para a cidadania.

Construction of knowledge objects for Portuguese language classes in the scientific literacy approach

Veja aqui as obras literárias da Moderna para o PNLD 2020

Por compartilharem de noções restritas de alfabetização, que não respondem às demandas de uso da escrita fora das fronteiras da sala de aula, as professoras explicitaram noções funcionais de letramento, complementares às práticas de escrita da tradição escolar, conforme observável nos Exemplos 3 e 4.

A gramática normativa na BNCC

A gramática normativa na BNCC

Exemplos de gêneros desse campo: reportagem, artigo de opinião, editorial, resenha crítica, crônica, comentário, debate, anúncio publicitário, propaganda, jingle, charge, meme etc.

Os primeiros anos da disciplina deveriam garantir a aprendizagem da escrita, considerada um código de transcrição da fala. Dois tipos de método de alfabetização reinaram por anos: os sintéticos e os analíticos. Os primeiros começavam da parte e iam para o todo, mostrando pequenas partes das palavras, como as letras e as sílabas, para, então, formar sentenças. Compõem o grupo os métodos alfabético, fônico e silábico.

O texto selecionado contribui para o desenvolvimento de práticas de leitura, especialmente pelo caráter pedagógico e multimodal. A natureza do texto pode ser questionada, uma vez que se trata de uma produção textual com fins pedagógicos. Não podemos esquecer, porém, que os alunos precisam ser preparados para os gêneros ou práticas de leitura característicos dos diferentes componentes curriculares, afinal é comum ouvirmos professoras afirmarem que os alunos não aprendem os objetos de conhecimento trabalhados em sala de aula porque não compreendem os textos lidos.

Concepções de linguagem alteram modo de ensinar

Ler textos literários, portanto, não pode se restringir a atividades de entretenimento ou análise de técnicas de escrita, mas deve atrelar-se à formação do estudante, na consolidação de sua condição humana e na sua vivência emocional e afetiva que dá sentido ao mundo. Em Produção de textos, propõe-se o engajamento das crianças e dos adolescentes em situações reais de produção de textos verbais, não verbais, multimodais/ multissemióticos, considerando o uso das linguagens adequado ao contexto de produção, recepção e circulação. Essas oportunidades de produção devem incluir a constante reflexão sobre variação linguística. A produção de textos sempre será uma atividade sociointeracional, ou seja, produzimos em diálogo com o outro, seja um sujeito, seja outro texto. O interlocutor, assim, é um dos condicionantes da produção textual, o que impõe a adequação do nosso dizer às circunstâncias de produção. Esse processo não deve se configurar como tarefa burocrática, pois deve ser construído como uma atividade em que os alunos se envolvem com as práticas sociais da linguagem, por meio de planejamento, revisão, reescrita e edição de textos.

Abaixo da crosta terrestre encontra-se a Descontinuidade de Mohorovicic ou simplesmente Moho. Nela, as variações sísmicas costumam ser mais rápidas e mais fluidas em relação à sua composição externa.

Nas atividades de língua, espera-se que os diferentes aspectos da gramática sejam abordados no momento em que se analisa o funcionamento da linguagem em suas variações, o que se torna uma oportunidade para o aluno aprender a decidir pelas formas adequadas a cada situação comunicativa. Há algumas prescrições linguísticas que são estritamente ligadas ao padrão escrito, como acentuação e ortografia, contribuindo para o aprimoramento do domínio da norma-padrão em situações em que esse registro é necessário.

Relacionadas

Essas orientações preliminares se mostram produtivas, pois excetuando os parágrafos introdutório, conclusivo e de apresentação do esquema explicativo, cada parágrafo é destinado à descrição de um tipo de camada da terra, na mesma sequência em que as referidas camadas são dispostas na figura. O uso do negrito para identificar as camadas terrestres também auxilia na localização das informações no texto, objeto de conhecimento selecionado no eixo de leitura.

Conheça as novidades do PNLD 2020 para o Fundamental 2

O que são os objetos do ensino?

O termo objeto didático ou objeto de ensino é entendido nesta pesquisa por todo ou qualquer objeto que o professor possa utilizar em sala de aula, de maneira a interferir no processo de ensino e aprendizagem.

Quais são os quatro eixos de ensino da língua portuguesa?

No Ciclo de Alfabetização, o ensino de Língua Portuguesa encontra-se geralmente organizado em torno de quatro grandes eixos de ensino: (i) leitura de textos; (ii) produção de textos; (iii) oralidade e (iv) conhecimentos linguísticos.

Quais são os quatro eixos de formação do ensino fundamental?

Dialogam com os quatro eixos de formação:

  • - Letramentos e capacidade de aprender.
  • - Leitura do mundo natural e social.
  • - Ética e pensamento crítico.
  • - Solidariedade e sociabilidade.

O que são eixos de ensino?

Eixo temático é um conjunto de temas que orientam o planejamento de um determinado trabalho, funcionando como um suporte ou guia. Definir o eixo temático significa limitar os conteúdos abrangidos pelo assunto principal, não dando espaço para a digressão, ou seja, para a divagação para outros temas secundários.

O que são os eixos temáticos?

Os Eixos Temáticos são o agrupamento de temas que auxiliam na orientação e no planejamento do trabalho, suscitando questões relacionadas à um determinado assunto e o articulando com outros assuntos. Estes Eixos Temáticos não são estanques, pelo contrário, são abertos e estão constantemente em construção.

O que são eixos da Bncc?

A BNCC determina interações e brincadeiras como os eixos estruturantes na educação infantil. ... São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer. Notamos que são todos verbos de ação e poderíamos nos perguntar porque isso acontece. O fato é que essas ações acontecerão nos campos de experiência.

Quais são os eixos tematicos do Enem?

Existem muitos eixos, mas os mais relevantes são: educação; saúde; segurança; economia e desenvolvimento; meio ambiente e sustentabilidade; cultura e comportamento; ciência e tecnologia; língua, linguagem e comunicação; juventude, infância e terceira idade; minorias sociais e étnicas; e acessibilidade.

O que são os elementos da cultura corporal de movimento?

Olá! Os cinco elementos da cultura corporal do movimento vem sendo construída desde o inicio da humanidade, e se perpetua através dos jogos, do esporte, da luta, da ginastica e da dança e circo.

Quais são as cinco categorias da cultura corporal?

A cultura corporal na educação física está dividida em cinco categorias, quais sejam: Jogo, Luta, Dança, Ginástica e Esporte. Importante notar que todas essas categorias são de fundamental importância para possibilitar que a educação física esteja ao alcance de todos os alunos e tenha uma base mais sólida possível.

Quais são as principais práticas corporais de aventura na natureza?

Contudo, vamos nos ater abaixo a lista de esportes de aventura que podem ser feitos na natureza.

  • Trekking. Também conhecido como trilhas, é o esporte de realização de caminhadas pela natureza, adentrando a mata, pisando em pedras, passando por lagos, etc. ...
  • Canyonismo. ...
  • Rafting. ...
  • Arvorismo. ...
  • Escalada. ...
  • Mountain bike.