A ginástica aeróbica é uma modalidade em que os ginastas executam movimentos aeróbicos muito difíceis, que consistem na interpretação da música que acompanha o exercício, caracterizada pelo ritmo acelerado, tal como os utilizados nas academias.
Essa modalidade trabalha com movimentos básicos como: saltar, equilibrar, balançar, girar, rolar, e também movimentos específicos como: os exercícios de força, flexibilidade e a rotina dos elementos da ginástica aeróbica esportiva, a coreografia.
Seu objetivo principal é melhorar a habilidade do sistema cardiovascular liberando mais oxigênio e melhorarando a capacidade aeróbica de endurance nos músculos durante os exercícios. ... Os exercícios aeróbicos têm como característica comum a utilização de uma intensidade média e uma média/longa duração.
A Ginástica Aeróbica Esportiva surgiu na década de 80, mais especificamente, em 1983, nos USA. E em 1995 a GAE é aceita pela FIG – Federação Internacional de Ginástica, entidade que regulamenta todas as modalidades ginásticas no mundo.
Resposta. Resposta: Ginástica rítmica é um tipo de ginástica desenvolvida com movimentos corporais baseados nos elementos do balé e da dança teatral, numa mistura de arte, criatividade e capacidade física, cuja execução é realizada em sincronia com a música.
A ginástica artística é também muito conhecida por ginástica olímpica. Isso se deve ao fato de ela, durante muito tempo, ter sido o único tipo de ginástica a integrar os Jogos Olímpicos.
ginástica aeróbica
A ginástica de condicionamento físico deve sempre ser realizada com o auxílio de profissional capacitado e preparado.
Ginástica cerebral Esta ginástica é praticada através de exercícios e movimentos coordenados do corpo que, executados de maneira apropriada, acessam e estimulam partes específicas do cérebro, antes pouco utilizadas e desconectadas do conjunto cerebral.
A ginástica artística é a principal modalidade, composta por um conjunto de exercícios que combinam força, agilidade e elasticidade.
A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. ... As duas escolas exerceram influência no desenvolvimento do sistema de exercícios físicos idealizados por Friedrich Ludwig Jahn, origem da ginástica artística praticada atualmente.
A denominação Ginástica remonta de épocas anteriores ao século passado. Sua origem etimológica vem do grego: gymnastiké - "Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade" (grifo meu) e gímnós - "nu, despido" (Ferreira, 1986, p. 850).
A ginástica deveria ser trabalhada no contexto escolar, pois dentro da Educação Física ela é importante para o aluno, seja no aspecto motor, social, cognitivo e até mesmo afetivo. O fato da ginástica abranger todos os músculos do aluno, faz com que ele adquira uma maior flexibilidade, equilíbrio e força muscular.