A diferença é que na citação indireta, deve-se citar o último nome do autor do texto e o ano de publicação da obra e o número da página é opcional e raramente usado, as aspas ou o recuo também não são usados.
Exemplo: SOBRENOME, Nome com sobrenome (se houver). Título do livro. Número da Edição, volume (se houver).
Referência de artigo e/ou matéria de site em ABNT
SOBRENOME, PRENOME abreviado do autor do capítulo. Título: subtítulo (se houver) do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO (tipo de participação do autor na obra, Org(s), Ed(s) etc. se houver).
Recapitulando
A NBR 6023 trata da “Informação e documentação – Referências – Elaboração”, e é a principal norma de referências bibliográficas, por isso, é muito provável que você já tenha ouvido falar dela, especialmente se já está na fase do TCC.
______. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2015.
Como sua própria descrição diz, a NR 18 estabelece as condições e o meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. Ela estabelece diretrizes de ordem administrativa, planejamento e organização, com o objetivo de implantar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos.
Ela estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização. Que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.
18.
18.
Quanto à sustentação dos andaimes, a Norma Regulamentadora ¿ NR 18 que trata do PCMAT, estabelece que deve-se dar por meio de: Sustentações com sacos de areia Limitadores automáticos Estruturas metálicas com resistência equivalente a no máximo o dobro da carga Não existe nenhuma orientação normativa neste caso Deverão ...
A Norma Regulamentadora 18 (NR-18) dita ações de controle e prevenção para aumentar e manter a segurança nos procedimentos, no local e ao meio ambiente, quando se trata da indústria da construção.
Baseado no que a norma exige que seja ministrado no treinamento já é possível saber quem o poderá ministrar. A NR 35 no item NR 35.
1.
Instrutor de Plataforma Se você já opera plataforma elevatória e quer formar outros operadores, faça o curso de instrutor de PTA e passe a ministrar treinamentos para a formação de novos operadores de plataforma para trabalho aéreo. Você poderá treinar a sua equipe.
Podem ser instrutores, os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, profissionais da saúde em diversos níveis, bombeiros civis e militares, os técnicos de segurança do trabalho, profissionais do resgate, socorristas que atuam em rodovias e no APH, profissionais do SAMU e outros.
É caso também do parágrafo único do artigo 150, que descreve a seguinte determinação: “A empresa que utiliza condutores contratados para operar a sua frota de veículos é obrigada a fornecer curso de direção defensiva, primeiros socorros e outros conforme normatização do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)”.
De acordo com a NR11 e a NR 12, a operação de empilhadeira deve seguir alguns protocolos, dentre eles:
Os requisitos para fazer o curso técnico de operador de empilhadeira são:
No cargo de Instrutor de Treinamento se inicia ganhando R$ 1.
Entre esses treinamentos os de 1º socorros, combate a incêndio, equipamento de combate a incêndio, EPI, EPR, as NRs e muitos outros que ao pé da letra, acabamos achando que esses profissionais são os verdadeiros Jaspion.
Segundo a NR 10, podem executar serviços e instalações elétricas os profissionais que tenham concluído um curso de especialização na área elétrica (que deve ser reconhecido legalmente pelo Sistema Oficial de Ensino) e que estejam registrados no conselho de classe competente.
Quem pode ministrar o curso Militares das Forças Armadas, das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros — desde que possuam ensino médio completo e especialização em Prevenção e Combate a Incêndio (com carga mínima de 60 horas/aula) e Técnica de Emergências Médicas (carga mínima de 40 horas/aula).
O profissional que ministrará esse treinamento será um Bombeiro Militar, Bombeiro Civil ou outro profissional da área de segurança do trabalho que possua proficiência em prevenção e combate a incêndios. b) Curso Básico; O curso básico deve ser de no mínimo 4, 6 ou 8 horas, dependendo da classe da instalação.