No espectro político, a direita descreve uma visão ou posição específica que aceita a hierarquia social ou desigualdade social como inevitável, natural, normal ou desejável. Esta postura política geralmente justifica esta posição com base no direito natural e na tradição.
Há um consenso geral de que a esquerda inclui progressistas, sociais-liberais, ambientalistas, social-democratas, democrático-socialistas, libertários socialistas, secularistas, socialistas, comunistas e anarquistas, enquanto a direita inclui neoliberais, económico-libertários, conservadores, reacionários, ...
Lado direito e esquerdo são referências a duas qualidades fundamentais da existência: a doação (lado direito) e a recepção (lado esquerdo).
Na Bíblia, estar à direita de Deus "é ser identificado como estando num lugar especial de honra" e, portanto, "a participação total do Cristo ressuscitado na honra e glória de Deus é enfatizada com ele estando à direita de Deus".
Note que no versículo 23 Jesus, diz "Assentar-se a minha direita ou a minha esquerda, não cabe a mim conceder". Então é provável que exista sim alguém do lado direito ou esquerdo de Jesus nos céus sobre as alturas. Mas a palavra não diz quem, ou o quê.
Da esquerda para a direita (do ponto de vista de quem está diante da pintura), segundo as cabeças, estão: no primeiro grupo, Bartolomeu, Tiago Menor e André; no segundo grupo, Judas Iscariotes, São Pedro (cabelo branco) e João (imberbe); Cristo ao centro; no terceiro grupo, Tomé, Tiago Maior e Filipe (também imberbe); ...