Uma série de fatores motivaram e favoreceram esta expansão:
A marcha para o Oeste foi um movimento que ocorreu nos EUA no século XIX. Foi uma expansão que partiu do leste (colônias) para o Oeste,por motivo do aumento da população,DO destino manifesto,em busca de terras férteis,da corrida do Ouro,indo do litoral para o interior nos rios ou em carroças os nativos ou imigrantes.
A Marcha para o Oeste foi um projeto criado durante a ditadura varguista do Estado Novo com o objetivo de promover a integração econômica e incentivar a povoação de vastas áreas no Centro-Oeste e Norte brasileiros, que eram pouco povoadas e estavam à margem na economia brasileira.
A construção de Brasília pode ser entendida como uma nova "Marcha para o Oeste", já que deslocou populações (os chamados "candangos", principalmente migrantes nordestinos) para os sertões e possibilitou que os equipamentos da vida urbana chegassem a uma região que os desconhecia.
A construção de Brasília foi a concretização de um projeto nacional que existia desde o século XIX, cujo intuito era o de levar a capital do nosso país para o planalto central. Essa obra aconteceu entre 1957 e 1960 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek.
Primeiro, a ferro e fogo, a vegetação do Cerrado foi forçada a ceder lugar às obras de terraplanagem. Segundo dados da UNESCO, a mesma entidade que atribui à cidade a designação de Patrimônio da Humanidade, estima-se que entre 1954 e 2001 a vegetação da área do Distrito Federal foi reduzida em 73%.
Resposta. Resposta: A Capital Federal é polo de atração para milhares de migrantes, o que causa um grande fluxo migratório e consequente explosão demográfica acima da média nacional. O crescimento populacional acima do planejado vem causando forte pressão sobre os recursos naturais desta área.
Brasília foi erguida no meio do cerrado, em menos de quatro anos, a partir de uma concepção modernista de urbanismo e arquitetura. A cidade foi o ápice do projeto desenvolvimentista do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1961), conhecido pelo lema "Cinquenta anos em cinco".
A cidade foi inteiramente projetada através do Plano Piloto feito por Lúcio Costa e teve orientação arquitetural de Oscar Niemeyer, famoso por suas obras da arquitetura contemporânea. Além disso, o engenheiro Joaquim Cardozo realizou os projetos estruturais dos edifícios mais complexos, como os palácios e a catedral.
O atual Distrito Federal foi idealizado por um projeto do então presidente Juscelino Kubitschek de mudança da capital nacional da cidade do Rio de Janeiro para o centro do país.