Para criar uma cena no SketchUp basta clicar no ícone “Adicionar cena” (+) que a cena vai aparecer em uma caixa de diálogo “Cenas” (Scenes) com o nome padrão da Cena 1.
Animação no SketchUp: Passo-a-Passo
A ferramenta Plano de seção cria um plano que permite visualizar a parte interna do modelo. Ao clicar na ferramenta será exibido junto ao cursor do mouse um plano quadrado com 4 (quatro) setas indicando a vista que será exibida no corte.
Não escolha um ângulo onde a altura do observador fique muito baixa nem muito alta. Para isso, utilize o position camera (posicionar câmera) na aba edit (editar). Em seguida, no canto inferior direito, ajuste à altura dos olhos. O padrão do SketchUp é trabalhar em “perspectiva”.
Em primeiro lugar, no Sketchup, devemos escolher a opção projeção paralela ("paralel projection") para que a perspectiva do espaço do Setchup deixe de ser cônica. Em seguida, devemos escolher a opção "Iso" para que além de paralela a perspectiva seja isométrica, com ângulos de 30 graus.
Desenhe a linha azul com 30 milímetros de comprimento utilizando os esquadros. Desenhe as linhas em azul com 60 milímetros de comprimento cada e 30° utilizando o esquadro de 30/60. Apague as linhas desnecessárias. Apague as linhas que compõem o retângulo base e faça a segunda elipse falsa.
Perspectiva axonométrica
Page 1
Para criar círculos isométricos 2D
Devemos lembrar que a perspectiva isométrica possui a maioria das linhas inclinadas à 30º ou 90º. O que queremos é obter uma elipse como esta que que você vê representada abaixo. Para começar qualquer desenho em perspectiva, devemos iniciar traçando quatro linhas auxiliares, elas estão representadas ao lado.
Qualquer reta paralela a um eixo isométrico é chamada linha isométrica. As linhas não paralelas aos eixos isométricos são linhas não isométricas.
Qualquer reta paralela a um eixo isométrico é chamada linha isométrica. As linhas não paralelas aos eixos isométricos são linhas nãoisométricas.
Significado de Isométrico [Matemática] Diz-se de uma transformação pontual que conserva a distância de dois pontos quaisquer. Perspectiva isométrica, perspectiva cujos eixos de comparação são iguais.
Corte parcial Desenho técnico mecânico Na representação em perspectiva, com aplicação de corte parcial, a linha contínua estreita irregular e à mão livre, que você vê na perspectiva, é a linha de ruptura. ...
O meio-corte é aplicado em apenas metade da extensão da peça. Somente em peças ou modelos simétricos simétricos simétricos longitudinal e transversalmente, é que podemos imaginar o meio-corte.
A ideia da seção em desenho técnico é a de se imaginar que a peça onde está sendo aplicada tal técnica está sendo “partida” ou até mesmo “quebrada”, por um plano de intersecção.
A indicação da seção representada pela linha traço e ponto com traços largos nas extremidades aparece na vista frontal, no local onde se imaginou passar o plano de corte. A linha de corte onde se imagina o rebatimento da seção deve ser sempre no centro do elemento secionado.
A indicação do plano de corte, na vista frontal, coincide com a linha de centro dos furos redondos. As setas, ao lado das letras que dão nome ao corte, indicam a direção em que o corte foi imaginado.
Recurso utilizado para garantir a leitura de peça especiais quando representada em corte. É representada pela ausência de hachuras e é usada para destacar certos detalhes em corte como: nervuras, braços, orelhas, dentes de engrenagem.
São formadas por linhas inclinadas a 45° em relação às linhas principais do contorno ou eixos de simetria. O espaçamento mínimo para as linhas da hachura não deve ser menor do que 0,7 mm. Recomenda-se de 1,5 a 2 mm (podem ser maiores, depende das dimensões gráficas do desenho).