A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.
Concordância verbal e nominal estuda a compatibilidade existente entre cada elemento de uma oração; Concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, já a concordância nominal refere-se às classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo.
Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.
Erro de concordância: ocorre quando o verbo se flexiona de maneira errada em número (singular ou plural) ou/e em pessoa (1. ª, 2. ª ou 3. ª pessoa), causando uma discordância gramatical.
Chama-se concordância de duas linhas curvas ou de uma reta com uma curva, a ligação entre elas, executada de tal forma, que se possa passar de uma para outra, sem ângulo, inflexão ou ponto de descontinuidade.
- Quando concordamos arcos no mesmo sentido, os centros dos arcos devem estar situados de um mesmo lado do ponto de concordância. - Para que um segmento de reta concorde com um arco, é indispensável que o centro do arco esteja em uma perpendicular ao segmento.
O raio de concordância é o raio do arco que conecta objetos com concordância. Alterar o raio de concordância afeta as concordâncias subsequentes. Se você define o raio de concordância como 0, os objetos dos quais foram feitas concordâncias são aparados ou estendidos até unirem-se, mas nenhum arco é criado.
A resposta correta é: C. Quais as construções de concordância e tangência que foram usadas na peça ao lado: A 1,2,3,8 B 3,4,7,8 C 1,2,4,7 D 1,4,7,8 E 2,3,5,6 Você já respondeu e acertou esse exercício.
Construção Geométrica de Retas Paralelas
Exemplos: Tenho menos medo de barata do que altura. Ela está menos cansada que você. Bastante, muito, pouco, caro, barato: essas palavras estabelecem concordância de gênero e número com o substantivo, quando são empregadas como adjetivos.
A concordância verbal ocorre quando o verbo de flexiona para concordar com o sujeito gramatical. ... A concordância nominal ocorre quando há flexão de um termo (artigo, adjetivo, pronome,…) para concordar com um substantivo. Essa flexão é feita em gênero (masculino ou feminino) e em número (plural ou singular).
Para não errar, sugiro que localize na oração o substantivo primeiramente, como foi feito no último exemplo. Após a constatação do substantivo, observe o seu gênero e o número. Os termos referentes ao substantivo são seus modificadores e devem estar em concordância de gênero e número com o nome.
Estão corretas as concordâncias nominais, exceto: a) A sala e os quartos estavam desarrumados.
Resposta. Alternativa C, pois o adjetivo raro deve concordar com os dois referentes( esculturas e quadros) ou com o mais próximo (quadros). Portanto, o correto seria: "Visitei uma exposição de esculturas e quadros raros".