Calculadora de escadas Online
A Fórmula de Blondel consiste no valor da altura de 2 degraus acrescidos do valor da largura de 1 degrau. Neste raciocínio, há a seguinte equação no cálculo de escada: 2 alturas + 1 piso = variação de 1 passo. A variação, lembre-se, é entre 63 cm e 64 cm.
O processo é bem simples, na verdade: para atingir o número, devemos dividir a altura total de metros por 0,18, já que cada degrau só pode ter no máximo 18cm de altura. Não esqueça: a altura total não é medida do piso ao teto do ambiente.
Calcule a quantidade de degraus. 3 m = 300 cm. Então, 300/18 = 16,6. 3 – Deve arredondar sempre para cima, então a quantidade de espelhos será 17.
Qual é a altura ideal entre a escada e o teto? A altura entre os degraus e o teto deve ser de 2,15 metros no mínimo. Segundo Ernst Neufert, você até pode chegar a um mínimo de 2,00 metros. A altura do corrimão pode variar entre 70 e 92 cm, de cada degrau de forma constante, de acordo com a Norma Brasileira NBR 9050.
Não é aconselhável quebrar paredes, pois isso pode comprometer a estrutura da casa. Um espaço de 1,80 x 2,70 é o suficiente para fazer uma escada com patamar.
de 27 e 30 cm para a área do piso; de 15 e 19 cm para a altura dos degraus; entre 30 e 35 graus de inclinação com relação ao piso, dimensão segura do corrimão, pelo menos 90 cm de altura.
Para calcular, basta dividir a altura total em metros por 0,18, já que cada degrau só pode ter no máximo 18cm de altura. É importante lembrar que, nesse caso, a altura total não é medida do piso ao teto do ambiente, e sim do piso de baixo até o piso de cima, que é a distância total que a escada precisa atender.
Para os ambientes maiores e com pé direito alto, as escadas em L são as mais utilizadas. Além do efeito estético, o modelo aproveita melhor o espaço. Como o próprio nome sugere, a escada muda de direção, criando o formato da letra L. Entre os lances, pode haver um patamar ou uma transição com degraus triangulares.
Uma sala pequena com escada, por exemplo, deve ter o mínimo de acabamento para que o ambiente não fique tão pesado. Uma boa alternativa é eleger materiais leves como vidro, aço e pedras em tons claros. Somado à isso, é fundamental verificar o espaço que a escada ocupa. Tente aproveitar o vão livre que sobra embaixo.
Como fazer escada de concreto? O passo a passo completo!
O primeiro passo é separar o materiais que serão utilizados para fazer a escada e esses materiais de construção são:
Corte extensões de madeira para os seus degraus da madeira de 19 mm de espessura, tão largas como as bordas que você cortou da escada, adicionando 19 mm para as faces ascendentes da mesma. Por exemplo, se você cortar 19 mm a partir da extremidade da escada, a sua nova extensão será de 57 mm de largura.
Confira a seguir uma seleção de lindas escadas feitas em concreto e comprove sua eficácia em garantir mais charme e beleza para os ambientes:
Confira os 6 passos necessários para fazer a sua escada:
Resposta. Resposta: A versatilidade da madeira permite que você libere a sua imaginação durante o projeto, desenhando escadas curvas, tortas, retas, regulares ou irregulares. A madeira permite formatos inimagináveis ou bastante complexos de serem alcançados se for utilizado o concreto.
Existem vários tipos de madeira que você pode usar na hora de fazer a escada. Você pode optar pela madeira de demolição que é mais rústica. Mas se quiser algo mais sofisticado, pode combinar a madeira lisa com outros materiais como vidro e concreto.
Como dito anteriormente, uma escada reta é mais barata do que uma escada em formato U, por exemplo. Os materiais que serão utilizados para acabamento, além da mão de obra também interferem no custo total da obra.