Também chamados de tubos zincados, os tubos de aço galvanizados são tubos de aço que ganham uma proteção extra contra a corrosão por umidade do ar e água. O processo de galvanização é caracterizado pela aplicação de uma camada de proteção de um material anti corrosivo no metal, sendo o mais comum o zinco.
E6013: indicado para metais de pequena espessura Esse eletrodo é o mais popular do mercado, o famoso “pau pra toda obra”. Possui em seu revestimento um alto percentual de dióxido de titânio, podendo-se trabalhar chapas finas em todas as posições.
Os três processos mais utilizados para a soldagem dos aços inoxidáveis são: SMAW [ER], GTAW [TIG] e GMAW [MIGMAG], embora vários outros sejam utilizados, por ex: arco submerso, plasma, laser. O processo com eletrodo revestido é utilizado em serviços em geral, particularmente no campo e em diferentes posições.
Para a soldagem do ferro fundido é utilizado eletrodo à base de níquel. A técnica mais usada é a solda a frio, na qual o soldador executa cordões curtos, alternados e martelados. Esse procedimento traz grandes benefícios: Evita o superaquecimento da peça.
Estime a amperagem inicial de acordo com o tamanho do eletrodo. Assim que o eletrodo for selecionado, a amperagem correta pode ser estimada a um ampere por milésimo de milésimo de polegada (2,54 cm) de diâmetro do eletrodo. Assim, um eletrodo de 0,63 cm requer 250 amperes. Use uma passada para uma base de metal fina.
geralmente é causado por baixa corrente de soldagem (amperagem), abertura excessiva da junta (raiz muito grande), bitola de eletrodo muito grande para o tamanho do entalhe, arco muito longo e velocidade de soldagem muito rápida. ... Habilidade na regulagem da máquina de solda é essencial para evitar esse problema.
Modo de aplicar: Quando se trabalha em corrente contínua, a peça deverá ser ligada ao polo negativo e o eletrodo ao polo positivo, pois desse modo evita-se o super aquecimento da peça.
Pode ser aplicado em todos materiais metálicos, porém, não é recomendado para os metais nobres pois, pode haver contaminação com ferro. Pode ser utilizado em todas as posições, porém, a mais recomendada é a vertical descendente. O eletrodo deve ser utilizado com uma inclinação de 15° a 25° em relação à peça.
Segure a tocha entre um 45˚ - 60˚ de ângulo de trabalho, de modo que o eletrodo se incline para trás a partir da direção de deslocamento. O jato de ar entre o eletrodo e a peça expulse o metal líquido, proporcionando a força para remover todo o metal fundido a partir do chanfro.
Aplicação da goivagem a plasma Existem, basicamente, duas situações em que se aplica a goivagem a plasma, que são: – Na abertura de sucos em placas, posteriormente a soldagem; – E para a remoção de cordões de solda ou parte deles após a constatação de desses defeitos na soldagem.
Ela consiste na utilização de um bico de corte construído com um geometria angular para permitir a aplicação de um jato de corte tangencialmente á superfície da chapa ou cordão de solda. A saída do jato de corte do bico também é modificada para produzir um jato de oxigênio curto e largo.
1. Ação de fendas na madeira, com formato de meia-lua, com goiva; 2. Lesar ou ferir imensamente.
Remova a solda.
A primeira coisa a se fazer é passar um pano grosso ou uma esponja umedecida (alguns ferros de solda já vêm com uma esponja para limpeza) em água destilada na ponta do ferro de solda. É preciso esfregar até eliminar toda a sujeira, e não esquecendo de manter o ferro de solda quente durante o processo.
– Deve-se lavá-las com sabão neutro e esponja macia, jamais usar esponjas de aço; – No caso de peça polida deve-se utilizar Silvo, Brasso ou Limpador de Prata; – No caso de peça envelhecida ou fosca usar cera em pasta, vermelha, amarela ou laranja (poliflor).