Os princípios éticos da permacultura seriam 1. Cuidar da terra, 2. Cuidar das pessoas, e 3. Compartilhar excedentes (inclusive conhecimentos), sendo esse último também chamado de Partilha justa e/ou Limites ao crescimento e ao consumo ou ainda Cuidar do Futuro [4] ou ainda apenas Paridade OU …???
Por ter uma visão mais ampla, a permacultura traz consigo diversos benefícios para os seres humanos e para o planeta terra. Permite-nos melhorar a qualidade do ar, reduzir consumo energético e reduzir a exploração dos recursos naturais.
Economia circular envolve um sistema de produção com resíduos zero. Como os resíduos são realmente um grande problema, tentamos fazer algo útil com aquilo que já foi gerado. O grande desafio é mudar as empresas para que elas desenvolvam novos modelos de negócio que agreguem valor ao produto/serviço.
A ideia é criar e desenvolver pequenos sistemas produtivos organicamente organizados. É uma metodologia que ajuda a gerar renda em uma propriedade rural, economizar tempo e ainda nos permite viver em harmonia com a natureza. Resumindo: morar coletivamente neste planeta sem destruí-lo.
valores éticos e princípios práticos desta filosofia pragmática foram definidos desde o estabelecimento da Permacultura, tendo o tripé do cuidado com a Terra, o cuidado com as pessoas e a partilha justa (grifo nosso) como base para toda e qualquer ação perma- cultural.
A permacultura é a base de diversas ecovilas, um assentamento humano sustentável que integra as atividades sociais, promovendo moradia, sustento, produção, lazer e vida social em um único local, sem que estas atividades sejam nocivas à natureza.
O termo, cunhado pelos cientistas australianos Bill Mollison e David Holmgren em 1974, nasceu da contração, do inglês Permanent (permanente) mais Culture (cultura ou cultivo): Permaculture. ... Como consequência disso, surgiram os primeiros institutos de permacultura na Bahia, em Manaus e no Rio Grande do Sul.
A Permacultura busca rejuvenescer amplamente o ecossistema, reproduzir suas cadeias alimentares e níveis tróficos mais naturais, manter e investir em seus clímax florestais, introduzindo parâmetros de maior cultivo e maior integração de espécies com um maior valor e aproveitamento econômico, energético e alimentar, e ...
Por se tratar de um círculo, o formato garante economia de gasto energético, já que durante o manuseio você não retorna ao mesmo ponto; O modelo também permite aproveitamento maior da irrigação e economiza água; A forma de mandala cria vários microclimas em um mesmo canteiro; A sua instalação é simples e barata.
Os sistemas bem estruturados não produzem resíduos, e a permacultura tenta imitar sistemas de circuito fechado bem desenvolvidos. As florestas de alimentos, por exemplo, são criadas para gerar biomassa suficiente para a autorregulação e a regeneração.
A Permacultura busca criar sistemas funcionais de produção que supram as necessidades humanas fazendo a integração harmoniosa dos habitantes, das demandas, dos recursos e do próprio local de aplicação.
A agricultura biodinâmica é um modelo de produção agrícola que não utiliza adubos químicos, herbicidas, sementes transgênicas, antibióticos ou hormônios. ... Dessa maneira, a biodinâmica procura manter um ciclo de produção que seja condizente com a sua área, as espécies utilizadas e seus ciclos naturais.
A agroecologia é a ciência por trás da agricultura sustentável em todas as etapas de produção. Incentiva os produtores a fazer melhor uso dos bens e serviços da natureza, sem danificar esses recursos.