Figura 1: Glândulas suprarrenais localizadas acima dos rins Mas, para que essas glândulas secretem determinadas substâncias, elas precisam ser estimuladas. Esse estímulo é realizado por meio da ação de um hormônio: o ACTH.
A medula suprarrenal é responsável pela produção de adrenalina e noradrenalina. Os dois hormônios são liberados em grandes quantidades no organismo depois de fortes reações emocionais (como susto, medo, estresse) e provocam aumento dos batimentos cardíacos e pressão arterial, constrição dos vasos, etc.
A principal função das glândulas suprarrenais é a produção de hormônios, os quais participam da regulação dos níveis de sódio, potássio e água do organismo, do metabolismo dos carboidratos e nas respostas do corpo em situações de stress.
Adrenais são glândulas localizadas próximas aos rins, ou mais precisamente, acima deles. Em função disso, também são conhecidas como suprarrenais. Elas são fundamentais por conta da produção e da secreção de vários hormônios responsáveis pela homeostase do organismo.
Tumores adrenais ocorrem quando há um crescimento descontrolado de células do córtex ou da medular, originado por mutações genéticas não corrigidas pelo organismo. Apesar da designação “tumor”, nem sempre essa doença é um câncer (tumor maligno).
Adenoma adrenal, Adenoma suprarrenal ou Adenoma adrenocortical é um tumor benigno da glândula adrenal, bastante comuns (encontrados em mais de 1% das autópsias), geralmente pequenos (2 a 5cm), encapsulados, sólidos, solitários, homogêneos, amarelados e raramente se tornam malignos (~1 a cada 10.
O adenoma adrenal é o tumor adrenal mais freqüente no adulto, principalmente no idoso. A grande maioria dos pequenos nódulos adrenais não-funcionantes é formada por adenomas adrenais.
Como o surgimento do adenoma muitas vezes está relacionado com o estilo de vida, o seu tratamento consiste na melhora dos hábitos alimentares, dando preferência a alimentos ricos em fibras e vegetais e com menor quantidade de gordura, realização de atividade física de forma regular e diminuição da quantidade de bebidas ...
Quais são as causas do adenocarcinoma ? Não se conhece precisamente as causas dos adenocarcinomas, como de nenhum câncer , no entanto sabe-se de fatores gerais que contribuem para ele, os quais também valem aqui, como hereditariedade , poluição ou idade avançada.