Alguns sentimentos mexem com todo o corpo, como o relaxamento, a vitalidade, a embriaguez e o pânico. Outros ativam mais a parte superior do corpo --é o caso da raiva, do estresse, da vitória e da gratidão. Entre eles, os que se concentram na cabeça são o sucesso, a felicidade, o devaneio, a leitura e a depressão.
A expressão "Quando a boca fala o corpo sara" é dita pelo Prof. Adalberto Barreto, criador da Terapia Comunitária Integrativa (TCI), e autor do livro: Quando a boca cala os órgãos falam.
Manuel Serpa Rodrigues: O que a boca não fala, os olhos... O que a boca não fala, os olhos sussurram.
"Quando a boca cala, os órgãos falam; quando a boca fala, os órgãos saram". É com essa frase de impacto que Adalberto Barreto, idealizador da Terapia Integrativa Comunitária, fornece pistas para o diálogo corpo-mente-espírito.
Os olhos gritam para a liberdade, o desejo de ser feliz, a canção do amanhecer... Existem também aqueles olhos tristes... olhos tristes com vontade de chorar... Chorar por tudo que não conseguiu viver, por aquilo que perdeu no meio do caminho, por ter perdido o compaço da dança.